Atividades na agricultura familiar para alunos da Uespi são aprovadas em Comissão

por Nicolas Nunes Barbosa publicado 02/07/2025 14h40, última modificação 02/07/2025 14h42
Estágio obrigatório está previsto para cursos das Ciências Agrárias

O projeto de lei da deputada Elisângela Moura (PC do B) que trata da reserva de parte da carga horária do estágio obrigatório dos cursos de Ciências Agrárias da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) para atividades na agricultura familiar foi aprovada, nesta quarta-feira (2), na Comissão de Saúde, Educação e Cultura (CSEC) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). O relator da matéria foi o deputado Dr. Gil Carlos (PT).

 

 

A carga horária seria de no mínimo 30% do estágio obrigatório, com o objetivo de proporcionar assistência técnica ao homem do campo. “A inserção dos estudantes dos cursos de Ciências Agrárias em estágios nesse contexto não apenas enriquece sua formação prática, mas também contribui para a oferta de assistência técnica ao homem do campo”, defendeu Elisângela Moura.

 

 

O projeto define que a assistência técnica incluirá a orientação e o suporte técnico-científico por parte dos estudantes, sob supervisão de profissionais da área e de professores, para o aprimoramento das práticas agrícolas, a introdução de inovações tecnológicas e a promoção da sustentabilidade.

 

 

Estiveram também presentes na CSEC o líder do PT, Hélio Isaías, Dr. Hélio (MDB), o líder do governo, Dr. Vinícius (PT), Fábio Novo (PT), Gustavo Neiva (Progressistas), Elisângela Moura, Franzé Silva e Tiago Vasconcelos (MDB).

 

 

Trânsito – O Plenário da Alepi aprovou em primeiro turno a criação da Política Estadual de Educação no Trânsito nas escolas piauienses. O projeto é de autoria da parlamentar Ana Paula (MDB) e foi relatado por Gil Carlos. 

 

 

“A elaboração e aprovação deste projeto [...] demonstra o compromisso com uma das maiores causas do nosso governo: a redução do número de óbitos em acidentes de trânsito no Brasil, envolvendo veículos de quatro e duas rodas, com especial atenção aos acidentes com motocicletas. A gravidade da situação exige a implementação de políticas públicas para mitigar e diminuir o número de vítimas, as quais causam sofrimento individual, impactam as famílias e geram consequências econômicas significativas. A proposição da deputada Ana Paula aborda um aspecto crucial: a prevenção e a educação nas escolas de nosso estado. A proposta, com seu projeto pedagógico estruturado, visa conscientizar os jovens piauienses, promovendo a mudança cultural e estabelecendo novos parâmetros de convivência e civilidade”, disse o deputado Gil Carlos na tribuna, durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí nesta quarta-feira.

 

 

Bibliotecas Comunitárias – A iniciativa de Rubens Vieira (PT) para criar o Programa Estadual de Incentivo à Leitura e Formação de Bibliotecas Comunitárias foi aprovada na CSEC nesta quarta-feira, sob relatoria da deputada Gracinha Mão Santa (Progressista)

 

 

 Iury Parente – Edição: Nícolas Barbosa