Assembleia Legislativa homenageia empreendedores da educação

por Nicolas Nunes Barbosa publicado 18/08/2025 11h40, última modificação 18/08/2025 12h13
Empresários gerem escolas piauienses de destaque nacional

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou, na manhã desta segunda-feira (18), sessão solene para entrega do Título de Cidadão Piauiense aos empreendedores do setor educacional Francisco Vilton Soares Rodrigues e Orlando Diniz Santos. A solenidade foi aberta pelo deputado Wilson Brandão( PP) e em seguida passada ao propositor da homenagem, o deputado Coronel Carlos Augusto (MDB).

 

 

O autor da homenagem parabenizou o professor Vilton Soares por toda a sua história de vida, por ser o cidadão, o pai, o esposo, o teresinense, o piauiense, que ele é todos os dias. Ressaltou também o aluno, o professor e o empresário que ele é e que tanto significa para o Piauí. ”Um educador e empresário maranhense que, através da educação, transforma a sociedade e gera emprego e renda”, afirmou.

 

 

Coronel Carlos Augusto, em seu discurso, ainda homenageou o Pastor Orlando Diniz, comparando-o a um "pastor do pensamento" e reconhecendo sua importante obra religiosa. O orador destacou a missão evangelística, a importância do evangelho na sociedade e agradeceu à Diniz por ter escolhido a cidade de Teresina para viver.

 

 

O homenageado Vilton Soares disse que receber o título de cidadão piauiense é um marco em sua vida. Ele comparou sua jornada à do profeta Abraão, que foi chamado a uma nova terra. Em 1997, o homenageado migrou para o Piauí por iniciativa do pai, que viu uma oportunidade para a família. Ele estudou, conheceu a esposa, teve filhos, começou a trabalhar como professor e empreendedor. “Considero ser professor e educador uma missão e agradeço o acolhimento do estado. Agradeço a Deus por essa oportunidade e peço a Deus muita sabedoria porque é uma missão que carrega muita responsabilidade”, afirmou

 

 

A deputada Vanessa Tapety (MDB) utilizou a tribuna para enaltecer os homenageados, relatando que conhece, enquanto mãe de aluno, a qualidade do grupo Pensar Educação. “A escola, que sempre complementou a família na formação dos cidadãos, hoje é chamada a algo ainda maior. Ensinar não é apenas conhecer, mas também conviver; não é apenas dominar conteúdos, mas desenvolver inteligência emocional; não apenas decifrar códigos e algoritmos, mas construir valores éticos e humanistas que orientam o mundo do conhecimento”, disse.

 

 

Orlando Diniz Santos explicou que foi criado no estado de São Paulo, mas é filho de piauienses. Aos 13 anos mudou-se com a família para o Piauí, local em que teve as melhores oportunidades de sua vida, como conhecer a esposa, ter filhos e participar da criação do grupo Pensar Educação. “Quando começamos, éramos somente quatro pessoas que fazíamos tudo, desde pintar as paredes até arrumar as cadeiras. E hoje temos nas escolas centenas de pessoas. [...] Hoje posso dizer, com muita emoção e com convicção, que não sou mais apenas alguém que mora no Piauí. Eu sou de coração e de direito um cidadão piauiense”, concluiu

 

 

Estiveram presentes na solenidade o presidente da Casa, deputado Severo Eulálio (MDB), Vanessa Tapety (MDB) ,familiares e amigos dos homenageados.

 

Iury Parente e Liuce Santos -  Edição: Nícolas Barbosa