Assembleia Legislativa do Piauí homenageia policiais penais em solenidade
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou, nesta quinta-feira (18), sessão solene em homenagem ao Dia do Policial Penal, celebrado anualmente no dia 4 de dezembro. A solenidade aconteceu no Plenário Waldemar Macêdo, reunindo parlamentares e profissionais da área.
Gessivaldo Isaías (Republicanos) ressaltou que é uma justa e merecida homenagem à categoria, responsável, entre outras atribuições, por manter a ordem e a disciplina dos presos nas unidades prisionais, garantindo não apenas a segurança da sociedade, mas também a integridade física e moral dos próprios detentos.
O deputado também destacou a importância da transformação do cargo de agente penitenciário em policial penal, valorizando a carreira e reconhecendo suas atribuições estratégicas e responsabilidades. Gessivaldo enalteceu o trabalho dos policiais penais, que envolve vigilância, equilíbrio emocional, preparo psicológico e humanidade e reconheceu o papel do Secretário de Justiça do Piauí e mencionou ações de ressocialização, educação e evangelização como importantes para a transformação dos presos e a melhoria da segurança. “Faço aqui um reconhecimento especial ao secretário de justiça, meu colega deputado coronel Carlos Augusto, que tem conduzido a política penitenciária com seriedade, diálogo, visão humana sobre sua gestão”, concluiu.
Coronel Carlos Augusto, secretário de Estado da Justiça do Piauí, disse que sua gestão é focada em aumentar a eficiência e segurança do sistema prisional do Piauí, com foco no trabalho dos policiais penais. “Isso inclui assistência aos detentos, reestruturação das unidades e oportunidades de estudo e profissionalização”, pontuou. Disse ainda que o objetivo é reduzir a reincidência, que é alta no Brasil, e melhorar a segurança pública, cumprindo a lei de execução penal.
O diretor de Administração Penitenciária, Reginaldo Moreira, expressou alegria e gratidão pela homenagem ao Dia do Policial Penal na Assembleia Legislativa do Piauí. “É um dia muito importante. Estamos muito felizes de estar na Assembleia Legislativa, a Casa do Povo do Piauí, recebendo o reconhecimento pelo Dia do Policial Penal”, afirmou.
Ele destacou também a importância desses profissionais para a segurança pública e o sistema prisional, ressaltando a dedicação, vocação e resiliência exigidas pela carreira. Reginaldo se comprometeu a continuar trabalhando com afinco em prol da população. “E aqui nós estamos para entregar a toda a população, muito trabalho e muita dedicação”, concluiu.
Rebeca do Carmo, gerente da penitenciária Irmão Guido, primeira mulher a gerenciar uma penitenciária no Piauí, disse que hoje é um dia importante para a categoria da Polícia Penal. Destacou a solenidade como um reconhecimento ao trabalho silencioso e essencial da categoria. Ela finalizou sua fala elogiando a gestão da Secretária de Justiça, ressaltando a evolução e profissionalização do sistema prisional. “Como mulher que sou, policial penal e policial de carreira há quase 20 anos, eu me sinto lisonjeada de estar hoje aqui, representando as mulheres policiais penais”, finalizou.
Redação: Liuce Santos - Edição: Nícolas Barbosa