Assembleia homenageia magistrados com Título de Cidadania e Medalha

por Nicolas Nunes Barbosa publicado 25/08/2025 12h18, última modificação 25/08/2025 12h18
Três juízes e o conselheiro nacional de justiça Marcello Terto foram homenageados

A Assembleia Legislativa do Piauí realizou, na manhã desta segunda-feira (25), no Plenário Waldemar Macêdo, a entrega do Título de Cidadania Piauiense aos juízes Alexsandro de Araújo Trindade, Markus Calado Schultz e Ulisses Gonçalves da Silva Neto e a medalha do Mérito Legislativo Evandro Lins e Silva ao juiz Marcello Terto e Silva. A solenidade foi aberta pelo presidente da Casa, deputado Severo Eulálio (MDB), e em seguida passada ao propositor da homenagem, deputado Ziza Carvalho (MDB).

 

 

O autor da proposição disse que os homenageados com o título de cidadania já fazem parte da história do Piauí por seus trabalhos e pelo amor a essa terra. De acordo com o parlamentar, o juiz Ulysses Neto é “um arquiteto da eficiência judicial”, otimizando e deixando a Justiça mais acessível; Markus Schulz é sereno e humano, que “mostra que quando a justiça age, ela se torna mais humana”; e que Alexsandro Trindade é a “personificação da justiça que alcança o mais simples, o mais necessitado".

 

 

Durante a solenidade, Marcello Terto e Silva, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, recebeu a Medalha do Mérito Legislativo Ministro Evandro Lins e Silva, destinada àqueles que se destacam na área jurídica. “Receba esta medalha como reconhecimento desta Casa e do povo piauiense à sua vida de trabalho, à sua ética e dedicação ao direito e à justiça”, disse Ziza Carvalho.

 

 

O homenageado Ulisses Gonçalves da Silva Neto expressou profunda gratidão e ressaltou que se sente honrado em receber o título de cidadão piauiense. Ele relembrou sua chegada ao estado há 16 anos como juiz, movido pelo desejo de contribuir para a justiça e a mudança social. Finalizou sua fala expressando profunda gratidão ao Piauí, destacando como o estado que o acolheu, ofereceu oportunidades e o presenteou com uma profissão, lar, amigos e, acima de tudo, amor. Ele também enfatizou a importância de retribuir essa generosidade através do trabalho árduo e da dedicação.

 

 

Alexsandro de Araújo Trindade expressou profunda gratidão ao Piauí, destacando o apoio e as oportunidades recebidas, incluindo a profissão, abrigo, e propósito. Ele ressaltou o acolhimento do povo, a importância do trabalho árduo e a vontade de retribuir a generosidade recebida. Destacou sua experiência em diversas cidades do estado, os amigos feitos e a formação da família no Piauí. "Esta terra me deu muito. Me deu uma profissão, me deu um teto para me abrigar, colocou comida na minha mesa , me deu um propósito, me acolheu e me abraçou”, afirmou.

 

 

Markus Schultz, juiz titular da 2ª Vara de Uruçuí, disse que busca ter “uma vida dedicada ao outro, a ajudar, a tornar a vida das pessoas um pouco melhor". É exatamente isso que venho fazendo há oito anos, desde que cheguei ao Piauí”. O homenageado ainda afirmou que a sua maior conquista da vida ele conseguiu em solo piauiense: formar uma família.

 

 

O Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça Marcello Terto e Silva expressou gratidão pelas presenças e destacou a importância da união e do trabalho em prol da justiça e da advocacia. Ele compartilhou sua história. Destacou que nasceu no Piauí e que a região moldou sua vida e seus valores, priorizando exemplos e ações em vez de grandes discursos.

 

 

“Reconheço a grandeza do povo e da terra que me acolheu. Me sinto responsável por dar continuidade ao trabalho de figuras que defenderam a liberdade e a cidadania”, afirmou Marcello. Finalizou sua fala evocando palavras de renovação, entusiasmo e compromisso com um futuro mais justo para o Piauí e o Brasil.

 

 

Fizeram parte da mesa de honra, o desembargador Agrimar Rodrigues ,Vice-Presidente do TJ-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, Cláudia Seabra , Procuradora-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Piaul, Desembargador Erivan Lopes, Corregedor Geral da Justiça do Tribunal de Justiça do Piauí, Patrícia Ferreira Monte Feitosa, Defensora Pública do Estado do Piauí, Anderson Nogueira, Conselheiro do Conselho Nacional de Peritos, Ítalo Márcio Gurgel de Castro, Vice-Presidente de Comunicação, Relações Institucionais de Cultura da Associação dos magistrados piauienses (AMAP), Evaldo Pádua, presidente da Associação Piauiense de Procuradores do Estado do Piauí.

 

Iury Parente e Liuce Reis - Edição: Nícolas Barbosa