Apresentada proposta de criação de programa para monitorar relação entre agrotóxicos e câncer
Durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí desta quarta-feira (26), foi lido o Projeto de Lei Ordinária que cria o Programa Estadual de Monitoramento de Agrotóxicos e Vigilância de Câncer nas Regiões de Expansão Agrícola do Piauí, uma iniciativa do deputado Ziza Carvalho (MDB).
Conforme o parlamentar, o objetivo é garantir segurança sanitária, qualidade ambiental e proteção à saúde da população. Isso porque o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e a Organização Mundial da Saúde reconhecem a associação do uso de diversos pesticidas ao risco aumentado de câncer, especialmente linfomas, leucemias, câncer de próstata e outros tumores relacionados à exposição ocupacional e ambiental.
Segurança pública – Dois requerimentos lidos na sessão trataram sobre a segurança pública do Piauí. De autoria do deputado Franzé Silva (PT), o primeiro deles solicita que seja encaminhado expediente ao Secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), solicitando providências urgentes diante do agravamento da violência, furtos e arrombamentos no Centro de Teresina.
Já o deputado Gustavo Neiva (PP) requereu encaminhamento de ofício ao Governador do Estado, Rafael Fonteles, e ao Secretário da SSP, Chico Lucas, para que informem sobre a atual situação do prédio público destinado à Polícia Militar localizado no Distrito Amolar, em Floriano.
Rodovia – Também foi apresentado na sessão plenária, o requerimento da deputada Elisângela Moura (PCdoB) que solicita ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PI) que recupere e faça operações tapa-buraco nas PIs 142 e 378, nos trechos que ligam o município de Pio IX à BR-020 e ao município de Fronteiras.
Tribunal de Contas – Foi lido o Projeto de Lei de autoria do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) que cria quatro cargos comissionados para o órgão.
Utilidade pública – O último Projeto de Lei Ordinária lido durante a sessão tem como proponente o vice-presidente da Alepi, deputado Francisco Limma (PT), defendendo o reconhecimento da Associação dos Agricultores Familiares da Comunidade Brasão, sediada na vila Nova Conquista, município de Sigefredo Pacheco.
Mayara Valença – Edição: Nícolas Barbosa