Alepi vai debater Política Nacional de Educação Especial Inclusiva
Os deputados aprovaram, na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta quinta-feira (6), requerimento apresentado por Franzé Silva (PT) propondo uma audiência pública para debater os efeitos da implementação da Política Nacional de Educação Especial Inclusiva no estado. O espaço vai acontecer na Comissão de Saúde, Educação e Cultura.
A intenção do parlamentar é abrir o debate entre entidades do terceiro setor e o setor público. Instituições como a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) estão preocupadas com questões como a garantia de escolha das famílias, a manutenção das escolas especializadas e a parte pedagógica. Para apresentar respostas, vão ser convidados o Ministério da Educação, a Secretaria de Estado da Educação e o Conselho Estadual de Educação.
Além da audiência pública, três solenidades foram aprovadas na sessão plenária. Gessivaldo Isaías (Republicanos) é o autor dos eventos que vão homenagear os peritos policiais de natureza criminal e os policiais penais, enquanto Fábio Novo (PT) requereu sessão solene para homenagem aos investigadores de polícia.
JOSÉ DE FRETIAS - Os parlamentares aprovaram dois requerimentos da deputada Vanessa Tapety (MDB) buscando melhorias para José de Freitas. Ela requereu a reabertura do Restaurante Popular Maria Jurema e um Posto de Policiamento na Comunidade Ema. Para a mesma região do estado, foi aprovada a solicitação de continuidade das obras de pavimentação da rodovia estadual que liga Lagoa Alegre e Cabeceiras do Piauí. A demanda, que vai ser encaminhada ao DER-PI, pede mais atenção à Comunidade Vinagreira.
Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles