Alepi vai debater ampliação da oferta do teste do pezinho

por Katya D'Angelles publicado 30/06/2025 13h20, última modificação 30/06/2025 13h20
PL busca oferta de apoio psicológico para mães de crianças atípicas no Saúde Digital

 

 

O deputado Tiago Vasconcelos (MDB) apresentou, na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta segunda-feira (30), projeto de lei que busca garantir mais apoio às mães de crianças atípicas do estado. Na matéria, o parlamentar solicita a implementação de apoio psicológico e psiquiátrico no programa Piauí Saúde Digital.

 

Do mesmo deputado, foi aprovado um requerimento para que a Casa realize uma audiência pública que vai debater a ampliação e a abrangência do teste do pezinho e a reestruturação da triagem neonatal na rede pública de saúde para incluir o diagnóstico precoce de doenças raras e estabelecer as diretrizes para essa implementação.

 

Tiago Vasconcelos ainda recebeu a aprovação de requerimento voltado à população da cidade de Antônio Almeida. Ele solicitou à Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência a implantação de academias populares e de saúde no município do sul do Piauí. 

 

Dr. Gil Carlos - Outro deputado que teve mais de um requerimento aprovado na sessão plenária desta segunda-feira foi Dr. Gil Carlos. Dois deles são para Cajueiro da Praia, para onde o parlamentar pede a implantação de uma torre telefônica no povoado São José e a sinalização viária da rodovia que liga Cocal ao município litorâneo. 

 

Para Alegrete, o deputado solicita a concessão de um imóvel do governo do estado com o objetivo de abrigar um Centro Administrativo da Prefeitura do município. Dr. Gil Carlos ainda requereu a realização de uma sessão solene pela passagem do Dia do Médico e o aniversário de criação do CRM-PI (Conselho Regional de Medicina).

 

Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles