Alepi recebe projeto que autoriza cadastro reserva no concurso dos Bombeiros
Foi lido, na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí desta quinta-feira (6), projeto encaminhado pelo Governo do Estado que autoriza a formação de cadastro reserva no concurso para o cargo de bombeiro militar. O certame foi lançado em 2023 e a matéria limita a 50 candidatos ficarem na situação, desde que cumpram alguns requisitos.
Entre eles, a necessidade de ter obtido pelo menos 60% dos pontos (48) da prova escrita e 50% dos pontos de cada matéria, tanto nos conhecimentos básicos, quanto nos específicos. Na prova escrita, os postulantes deverão ter conseguido, no mínimo 12 pontos, e ainda vão precisar passar por exame de saúde médico e odontológico, exame de aptidão física, avaliação psicológica e investigação social.
O Executivo explica que a medida é mais eficiente e econômica para ampliar o número de bombeiros militares no estado. Agora, o projeto segue para análise nas comissões técnicas da Alepi para depois ser votado em Plenário.
Na mesma sessão, foram apresentados dois projetos de Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT). O parlamentar propôs a criação do Programa Estadual de Rastreamento e Acompanhamento Preventivo de Doenças Crônicas não transmissíveis e o direito dos professores que atuam no Piauí terem meia-entrada em eventos culturais, esportivos e de lazer.
PESAR - A deputada Gracinha Mão Santa (PP) apresentou requerimento de voto de pesar pelo falecimento do vice-prefeito de Parnaíba, Darllan Barros. A requisição vai ser votada em Plenário.
Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles