Alepi realizou solenidade pelo Mês da Faixa Preta

por Nicolas Nunes Barbosa publicado 10/07/2025 12h11, última modificação 10/07/2025 12h11
Solene destacou a importância do esporte para a formação cidadã

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou, nesta quinta-feira (10), no Plenário Deputado Waldemar Macedo, sessão solene em celebração ao Mês Faixa Preta. Comemorado no mês de julho, a data tem o objetivo de promover, valorizar e reconhecer as artes marciais. A solenidade foi aberta pelo propositor da homenagem, o deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos).

 

 

O deputado ressaltou que a realização de uma sessão solene na Casa representa um reconhecimento público aos que se dedicam à difusão e à prática das artes marciais no Piauí, especialmente neste mês emblemático, cuja escolha remete à conquista da judoca piauiense Sarah Menezes, primeira mulher brasileira campeã olímpica no judô. “Eles ensinam que antes de ser um bom atleta, é preciso ser um bom ser humano. Precisamos valorizar quem ensina. Precisamos reconhecer os treinadores, tanto quanto conhecemos os campeões”, defendeu

 

 

Gessivaldo Isaías acrescentou que já destinou muitas emendas parlamentares para o esporte piauiense. “Vou continuar apoiando projetos esportivos, destinando recursos para a categoria, incentivando cursos, troféus e competições. Reafirmo o meu compromisso com os que lutam pela saúde e pela vida”, afirmou o parlamentar.

 

 

Coronel Diego expressou gratidão a Deus e a todos que o apoiaram em sua jornada, especialmente seu sensei, Fábio Saurelli. Ele refletiu sobre seus 40 anos de experiência, destacando a importância de ensinar, educar e melhorar a vida dos jovens, não apenas fisicamente, mas também mentalmente e espiritualmente. Ele também enfatizou o valor da formação do caráter, da autoestima e da capacidade de sonhar, valores que as artes marciais proporcionam. No final da sua fala ele parabenizou todos os professores e profissionais que se dedicam a formar seres humanos melhores.

 

 

"Me sinto lisonjeado de estar aqui representando parte da comunidade do jiu jitsu. Nós trabalhamos com esportes não só para formar atletas, não só para formar competidores, mas também para formar cidadãos. Hoje, sabemos que as artes marciais ajudam tanto na saúde física quanto mental",  agradeceu Rafael Gomes, representante do projeto (RGPJJ) do bairro Vermelha, em Teresina.

 

 

Expedito Falcão, técnico da judoca campeã olímpica Sarah Menezes, falou sobre as renúncias que os atletas precisam fazer para conseguir se destacar nos esportes, o que inclui, muitas vezes, deixar de sair com os amigos, para treinar. "Sarah é a primeira atleta do Brasil a ser campeã olímpica. Tem pessoas que não sabem a magnitude disso. É você ser a melhor do planeta. Uma atleta 'made in Piauí', formada em um pátio do clube do SESC, onde todo dia era montado e desmontado o tatame. Isso mostra que todos nós temos condições de formar grandes lutadores, grandes pessoas", celebrou Expedito.

 

 

Danys Marques Maia Queiroz, presidente do Conselho Regional de Educação Física da 15ª Região (Cref15), em seu discurso enfatizou a importância da qualificação contínua para melhorar o desempenho profissional em qualquer área, utilizando o exemplo da educação física. Destacou a necessidade de entender o aluno (idade, necessidades) e adaptar o ensino. “O objetivo é ir além das técnicas (Judô, Karatê, etc.), focando na educação de valores como justiça e honra, que eram princípios dos samurais. O problema é a dificuldade das instituições em transmitir essa formação”, explicou.

 

 

Queiroz também criticou a falta de projetos esportivos e ginásios fechados em Teresina, contrastando com o sucesso do Ginásio Sara Menezes, que possui projetos ativos. Ele pediu ao deputado Gessivaldo Isaías que crie políticas públicas para fomentar o esporte, especialmente as lutas, e que isso sirva como um ponto de partida para o desenvolvimento esportivo no estado.

 

 

Fizeram parte da Mesa de honra ,Danys Marques Maia Queiroz, Presidente do Conselho Regional de Educação Física da 15ª Região (Cref15), Vice-Presidente da Federação Piauiense de Judô, Marcos Giovane, Presidente da Federação Piauiense de Kick Boxing, Wherberton Carlos Leite Gomes, Presidente da Liga Piauiense de Judô, Coronel Diego, Diretor de Desportos da Associação dos Oficiais Militares do Estado do Piauí (Amepi), Fabrício Aurélio, Presidente da Iska Brasil Karate, Expedito Falcão, Professor da Associação de Judô Expedito Falcão, Caio Campos , representado a equipe WB Judô e Rafael Gomes, representando o Projeto( RGPJ) do Bairro Vermelha.

 

Liuce Santos - Edição: Nícolas Barbosa