Alepi realiza sessão em homenagem aos 190 da Polícia Militar
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou nesta segunda-feira (23) uma sessão solene em homenagem aos 190 anos da Polícia Militar do Piauí (PM-PI). “Quando a sociedade mais precisa, nos momentos mais difíceis, ela liga para o 190, e é sempre atendida pela polícia. São 190 anos de serviços prestados ao Piauí”, disse o autor da proposta, o deputado licenciado, e atual secretário de Justiça, Coronel Carlos Augusto (MDB).
“Muitos pensaram em desmilitarizar, mas não conseguem, pois nós cumprimos uma função. A Polícia Militar da hierarquia e da disciplina é necessária. Vivemos tempo de guerra, todos os dias e em todas as ruas desse estado. Somos necessários e continuaremos sendo porque temos compromisso com nossa missão”, complementou
Coronel Carlos Alberto Magalhães, comandante do Segundo Batalhão de Engenharia de Construção (2° BEC) agradeceu a todos os deputados pela homenagem. “Quase 30 anos depois retorno a esta capital como comandante do batalhão e encontro a Polícia Militar do Piauí como está. Então, certamente eu, como piauiense, fico muito feliz em ver a minha Polícia Militar tão atuante, fazendo história e o bem da sociedade”, destacou
Coronel Scheiwann Lopes da Silva, Comandante Geral da Polícia Militar do Piauí, em sua fala, agradeceu pela justa homenagem e ressaltou que a Polícia Militar é a instituição de maior importância para o estado. “Os presídios do Piauí estão sem nenhuma rebelião. A violência tem acontecido no mundo todo e nós estamos aqui para combatê- la”, afirmou.
O comandante agradeceu ao governador Rafael Fontelles pela quantidade de cursos realizados de 2023 para cá. "Foram mais de 180 cursos, capacitando mais de 9.500 policiais [...] por isso somos o estado com o menor índice de MVIs do norte e nordeste, por isso somos a terceira entre as três polícias menos letal do Brasil. De 2022 para cá saímos de uma população carcerária em média de 5.500 presos para hoje beirando 9 mil”, afirmou.
O Coronel José Rego Monteiro, Comandante do Corpo De Bombeiros Militar do Estado Do Piauí disse que “para nós do Corpo de Bombeiros é um orgulho ter vindo aqui e ter feito parte da Polícia Militar. Eu ingressei em 1990 na Polícia, na época que o Corpo de Bombeiros fazia parte da polícia e foi muito, foi um momento de muito aprendizado desde a nossa formação, até hoje, a gente continua aprendendo”, afirmou.
Fizeram parte da mesa, Romildo Mafra, Superintendente De Gestão Da Empresa de Gestão De Pessoas Do Piauí (Emgerpi),Laurentina Maria Lages Pedrosa, Esposa Do Homenageado,Plínio Clerton Filho, Advogado, Procurador do Estado Do Piauí , Conceição de Maria Lages Pedrosa, Filha do Homenageado,Maria Carolina Lages Pedrosa Clerton, Neta do Homenageado,Coronel Scheiwann Lopes da Silva, Comandante Geral da Polícia Militar do Piauí,Coronel Manoel da Costa Lima, Subcomandante-Geral Da Polícia Militar Do Piauí ,Coronel Jairo Oliveira, Comandante-Geral do Gabinete Militar da Assembleia Legislativa do Piauí ,Coronel Wagner Torres, Secretário Municipal de Segurança Pública de Teresina (Semusp) representando Sílvio Mendes, Prefeito De Teresina,Coronel Sousa Filho, Subsecretário De Estado Da Justiça do Piauí ,Anderson Cleber Cruz de Sousa, Advogado, Presidente Da Comissão de Direito Militar da Oab-Pi,Coronel José Rego Monteiro, Comandante do Corpo De Bombeiros Militar do Estado do Piauí,Coronel Carlos Alberto Magalhães, Comandante do Segundo Batalhão de Engenharia de Construção (2º Bec ),Tenente Coronel Rogério Alex Aquino de Castro, Comandante do Vigésimo Quinto Batalhão de Caçadores (25bc) ,Adriana Maria Xavier Fontes, Delegada-Geral Adjunta da Polícia Civil do Estado Do Piauí, Luccy Keiko Leal Paraíba, Delegado-Geral da Polícia Civil do Estado do Piauí,Coronel Elizete, Superintendente de Cidadania e Defesa Social da Secretaria de Estado da Segurança Pública,Major Ana Cristina, Diretora do Colégio da Polícia Militar,Reginaldo Correia Moreira Filho, Diretor da Polícia Penal do Piauí, Admaelton Bezerra Sousa, Prefeito Do Município de São José do Piauí e o Presidente Da Appm, Defensor Público Ricardo Moura Marinho.
Liuce Santos - Edição: Nícolas Barbosa