Alepi promove roda de conversa sobre conscientização e prevenção ao câncer de mama

por Nicolas Nunes Barbosa publicado 20/10/2025 13h34, última modificação 20/10/2025 13h34
Iniciativa faz parte das ações do Outubro Rosa
Alepi promove roda de conversa sobre conscientização e prevenção ao câncer de mama

Foto: Régis Falcão/Ascom Alepi

A Assembleia Legislativa do Piauí realiza na próxima quinta-feira (23), às 9h, no Plenarinho Deputado Prado Júnior, o “Bate-Papo Entre Elas”, uma roda de conversa em alusão ao Outubro Rosa, campanha mundial de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. O tema será “Se ame, se cuide, se toque!”

 


O encontro reunirá deputadas - Janaína Marques (PT), Elisângela Moura (PC do B), Vanessa Tapety (MDB) e Simone Pereira (MDB) - servidoras e especialistas da área da saúde, em um momento de diálogo e troca de experiências sobre cuidados com a saúde feminina. Participam também da programação, a representante da Fundação Maria Carvalho Santos, Adriana Napoleão, e a ginecologista Mônica Santos, que vão esclarecer dúvidas e orientar o público sobre hábitos preventivos e a importância dos exames regulares.

 


“Outubro rosa é um mês de conscientização e prevenção do câncer de mama. Apesar de parecer clichê, nunca é suficiente a gente falar e reforçar a importância da prevenção do câncer de mama. Eu vou fazer questão de falar sobre as companhias de prevenção, o que dá para começar, o que você pode fazer para começar a se prevenir, para começar a ter um estilo de vida mais saudável e com isso ter menores chances de ter um câncer de mama e de outros tipos de câncer. O que você vai notar de alteração na sua mama, caso você tenha alguma, e a importância do diagnóstico precoce. Quanto antes o diagnóstico, melhor o tratamento, maiores as chances de cura e menores as chances de residir”, reforça a ginecologista Mônica Santos.

 


A roda de conversa integra as atividades da campanha Outubro Rosa na Alepi, promovida pela Diretoria de Ação Social e Cultural, com o objetivo de estimular o autocuidado e o diálogo sobre saúde e prevenção entre servidoras e a comunidade. O evento é aberto ao público, e a participação é gratuita.

 

Luana Campos - Edição: Nícolas Barbosa