Alepi homenageia o Dia do Médico e o aniversário de 67 anos do CRM-PI
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou, na manhã desta quarta-feira (15), no Plenário Deputado Waldemar Macedo, sessão solene em comemoração ao Dia do Médico e ao aniversário de 67 anos do Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI). A solenidade foi aberta pelo deputado Dr. Marcus Vinicius Kalume (PT) e, em seguida, transmitida para o propositor da homenagem, o deputado Dr. Gil Carlos (PT).
O deputado, em seu discurso, homenageou os médicos do Piauí, reconhecendo a importância e a qualidade da medicina no estado, além da dedicação dos profissionais. "A Assembleia Legislativa não poderia, neste momento, deixar de reconhecer e homenagear os médicos e médicas piauienses, tão importantes e tão queridos por toda a nossa sociedade [...] A medicina do Piauí orgulha os piauienses pela sua qualidade, pela ética dos médicos envolvidos no atendimento de cada cidadão, tanto na rede pública quanto na rede privada da saúde. Lembrando que nós temos também oito deputados que são médicos no exercício, inclusive, da profissão. Eu, inclusive, continuo assistindo aos meus pacientes, operando, tentando conciliar”, ressaltou Dr. Gil Carlos.
O parlamentar também parabenizou a todos os professores pelo dia de hoje. Ele ressaltou que, desde o segundo grau até sua residência médica, todos eles foram muito importantes para chegar onde chegou.
Dr. Leandro Cardoso Fernandes, presidente da Academia de Medicina do Piauí, celebrou a semana do médico, exaltou a profissão como uma união de ciência e humanidade. Destacou a importância da ética, compaixão e compromisso com o bem comum, lembrando a tradição hipocrática. “A medicina sem humanismo se reduz a tecnologia, enquanto a prática médica, guiada por valores humanitários, restaura a integridade e oferece esperança”, pontuou.
Dr. João Araújo dos Martírios Moura Fé, presidente do Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI), celebrou o Dia do Médico e os 67 anos do Conselho Regional de Medicina do Piauí, destacando a importância da função de fiscalização para proteger a sociedade. Ele ressaltou a evolução da medicina ao longo do tempo, com o aumento da expectativa de vida, e a importância dos médicos na sociedade. “A homenagem no Parlamento Piauiense é vista como um reconhecimento do trabalho dos médicos, um dia para celebrar e discutir os interesses da classe”, concluiu.
O médico mastologista Dr. Luis Ayrton destacou a importância da medicina no Piauí. Ele ressaltou que a história da medicina mundial começou no Piauí, com evidências de práticas médicas de 12 mil anos atrás nas pinturas rupestres da Serra da Capivara, antes mesmo dos marcos históricos tradicionais da medicina. Ele destacou a resistência da medicina a desafios e a importância de manter altos padrões profissionais.
A médica Karynnae Bandeira Santos disse que foi um grande prazer participar dessa solenidade em homenagem ao Dia do Médico e aos 67 anos do Conselho Regional de Medicina. "É muito importante esse tipo de valorização concreta em forma de uma sessão solene porque aqui na Assembleia, sendo a Casa do povo, na verdade, termina levando o reconhecimento que o povo tem dessa profissão tão importante para a população”, concluiu.
Liuce Santos - Edição: Nícolas Barbosa