Alepi exalta 75 anos do Jornal O Dia em sessão solene
“O acervo do Jornal O Dia é um patrimônio da memória piauiense. Ao longo da sua trajetória, o jornal desempenhou papel estratégico na consolidação de um debate político orientado pela ideia de progresso e de desenvolvimento do Piauí. Por meio de sua cobertura jornalística, o periódico ajudou a difundir uma visão de desenvolvimento associada à modernização urbana, à ampliação da infraestrutura e à necessidade de integrar o estado às dinâmicas econômicas regional e nacional”, frisou o vice-presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Francisco Limma (PT).
O petista foi o proponente de solenidade realizada nesta quinta-feira (5), no Plenário Waldemar Macêdo, em homenagem ao aniversário de 75 anos do veículo, reunindo personalidades que fizeram parte da história do primeiro jornal diário do Piauí, especialmente a família Miranda, que coordena o Sistema O Dia de Comunicação. A abertura do evento ficou a cargo do presidente da Casa, deputado Severo Eulálio (MDB).
Valmir Miranda, diretor-presidente do Jornal O Dia, destacou a longevidade do veículo, atribuindo o feito à determinação dos funcionários e dos dirigentes em criar um meio “voltado para os leitores e em razão deles”. Miranda contou que se reinventar durante sete décadas é fundamental para sobreviver, mas que O Dia sempre cumpriu o papel de mostrar o lado positivo do Piauí, “de desenvolver o estado, de termos uma sociedade mais participativa”.
O ex-diretor do jornal e membro da Academia Piauiense de Letras, Zózimo Tavares, ressaltou a capacidade do impresso de enfrentar mudanças ao longo de todos esses anos, mantendo “o essencial, que é a busca pela verdade e pelo interesse público”. Zózimo acrescentou que fazer jornalismo sério é fundamental nos tempos de desinformação. “Jornalismo é um ato de responsabilidade social. [...] Exige rigor, ética, independência e coragem”, afirmou.
Para a editora-chefe do O Dia, Ithyara Borges, as homenagens prestadas pelas autoridades do estado mostram o compromisso do jornal com a credibilidade dos fatos narrados diariamente. Já o diretor-executivo, José Liberal Neto, ressaltou a colaboração do O Dia para a construção da cidadania piauiense. “Seguiremos firmes no propósito de construir o melhor sistema de comunicação do Piauí. Um sistema que informe com responsabilidade, que conecte pessoas, estimule o desenvolvimento e que represente um novo capítulo na história da comunicação piauiense”, concluiu Liberal.
Cristal Sá e Iury Parente – Edição: Nícolas Barbosa