Alepi entrega Título de Cidadania a professora Ana Beatriz Seraine e secretária Rejane Tavares
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou, na manhã desta segunda-feira (24), sessão solene para a concessão de dois Títulos de Cidadania Piauiense. Foram agraciadas a professora pós-doutora Ana Beatriz Seraine, proposição do vice-presidente da Alepi, Francisco Limma (PT), e a secretária de Agricultura Familiar, Rejane Tavares, iniciativa de Elisângela Moura (PC do B).
Limma disse que é uma honra prestar estas homenagens, “É uma alegria juntar duas mulheres da liberdade, engajadas na luta política. São duas pessoas que tem semelhança no campo de atuação, duas pessoas com sensibilidade social, dedicação e capacidade de diminuir a desigualdade entre os que tem mais e os que têm menos, especialmente no Piauí”, destacou
Ele destacou que Rejane é uma pessoa extremamente humana e ressaltou a importância de sua atuação buscando o bem-estar de todos. Limma finalizou sua fala dizendo que as duas são reconhecidas por sua dedicação e por demonstrarem essa capacidade em ações que unem teoria, prática e racionalidade, sempre valorizando o ser humano.
Professora relembra sua trajetória do Rio de Janeiro ao Piauí
A professora Ana Beatriz Martins Gutton Seraine ressaltou que estava muito emocionada com a homenagem, especialmente por ser no dia de seu aniversário de 60 anos. Ela expressou gratidão pelo reconhecimento de seu trabalho de mais de 33 anos na Universidade Federal do Piauí e por se sentir piauiense de coração.
"Nasci no Rio de Janeiro, me mudei para o Piauí com quatro anos de idade e considero o reconhecimento um coroamento de meu amor pelo estado, já sendo cidadã teresinense e agora piauiense”, concluiu.
Rejane Tavares construiu história junto a agricultores familiares
Na sessão solene, a deputada Elisângela Moura (PCdoB) destacou que Rejane Tavares representa planejamento e responsabilidade com políticas públicas voltadas à inovação e fortalecimento das cadeias produtivas.
“Rejane é uma mulher cuja história inspira todas nós que acreditamos no poder transformador do serviço público. Sua trajetória tem uma passagem brilhante por organismos internacionais, coordenando projetos grandiosos que impactam todo o Nordeste, como o Plano de Ação Integrada para o Desenvolvimento da Bacia do Rio Parnaíba. Hoje, à frente da Secretaria de Agricultura Familiar, reafirma diariamente compromisso com quem cultiva a terra, gera alimento e sustenta tradições”, declarou a deputada.
Fizeram parte da mesa de honra, a Professora Doutora Lila Cristina Xavier Luz, vice-presidenta da Regional Nordeste I do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), Mateus Martins dos Santos Seraine, filho da homenageada, José Carvalho Rufino, presidente do PC do B - PI, Iana Tavares Favero, filha da homenageada Rejane Tavares, Marlene Veloso, secretária de mulheres da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado Do Piauí (Fetag - PI), Klebio Coutinho, superintendente adjunto da SAF, Professora Doutora Bartira Araújo Da Silva Viana, vice-diretora do Centro de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Piauí (CCHL/UFPI) e Maria Rosângela de Souza, vice-chefe do Departamento de Ciências Sociais da UFPI
Liuce Santos e Mayara Valença - Edição: Nicolas Barbosa