Alepi e TJ-PI repetem parceria da Justiça Itinerante no mês de março
Em 2025, 3000 atendimentos foram feitos na Esplanada da Alepi
Entre os dias 9 e 13 de março, a Esplanada da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) vai novamente sediar o projeto Justiça Itinerante. O Poder Legislativo, em parceria com o Tribunal de Justiça (TJ-PI), vai comemorar a Semana do Consumidor disponibilizando diversos atendimentos à população por meio de instituições como Ministério Público, Secretaria da Segurança Pública e Defensoria Pública.
A ação é organizada pelo Procon Alepi e o coordenador Leandro Coelho diz que os resultados expressivos do evento realizado em 2025 garantiram a sequência da parceria. “No ano passado, o presidente Severo Eulálio nos passou essa missão de atrair a sociedade para dentro da Casa do Povo. Nós fizemos uma ação na qual tivemos, aproximadamente, 3 mil atendimentos. Depois desses bons números, seria justo a gente repetir e no ano de 2026 a gente vai aproveitar a semana em que é o comemorado, o Dia do Consumidor. Foi uma forma que nós achamos de continuar atraindo a sociedade para dentro da Casa do Povo”, explica o coordenador.
A ampla oferta de serviços repete a do ano passado. “A Justiça Itinerante, com seus parceiros, vai oferecer serviços judiciais e extrajudiciais. São diversas ações, todas elas de forma bem simples e gratuita, para a população que necessitar realizar um divórcio consensual, a retificação do registro civil, ação de suprimento de óbito, acordo de alimentos, reconhecimento voluntário de paternidade e também o exame de DNA”, enumera Roberta Sampaio, analista judicial do TJ-PI.
Ela acrescenta que também vão estar disponíveis atendimentos com cartórios. “Solicitações de segunda via dos registros civis de nascimento, casamento ou óbito e também um serviço que é um dos mais procurados da Justiça Itinerante, que é a pré-inscrição para o casamento comunitário”, descreve a servidora.
Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles