Alepi e IFPI discutem parceria para expansão de curso preparatório

por Katya D'Angelles publicado 26/08/2025 13h35, última modificação 26/08/2025 13h33
TV Assembleia deve transmitir curso preparatório de ingresso ao IFPI

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Severo Eulálio (MDB) e o pró-reitor de Ensino do Instituto Federal do Piauí (IFPI), professor Odimógenes Soares iniciaram na manhã de hoje (26) a discussão para firmar parceria entre as duas instituições.

  

O projeto "Partiu IFPI Digital” vai possibilitar mais acesso ao curso preparatório para o Exame Classificatório do Instituto através da transmissão das aulas na grade de programação da TV Assembleia.


Segundo o pró-reitor, hoje IFPI tem o preparatório institucional nacional, que é o Partiu IF com uma estrutura presencial. Por isso, ele tem um alcance limitado, mas com a parceria o alcance será maior.  


"São apenas 800 estudantes que a gente tem alcançado e, com a parceria com a TV Assembleia, a ideia é ampliar as oportunidades. Essa parceria, que está ganhando corpo, está sendo desenhada para oportunizar que mais pessoas, mais estudantes, possam se preparar para ingressar nos cursos técnicos do Instituto Federal. Em breve teremos novidades", disse Severo, destacando a importância do IFPI, que atualmente oferece 70 cursos em 20 campi”,  ressaltou professor Odimógenes Soares.


A perspectiva é de que o "Partiu IFPI Digital" seja iniciado já no mês de setembro, a fim de contemplar os candidatos inscritos no próximo Exame Classificatório, cuja prova está marcada para o dia 7 de dezembro. De acordo com o pró-reitor, anualmente, cerca de 15 mil estudantes fazem o processo seletivo do IFPI, que está em expansão, com a construção de mais três campi, em Altos, Barras e Esperantina.



Correios - Ainda na manhã desta terça-feira, Severo Eulálio também esteve reunido com o superintendente dos Correios no Piauí, Rêmulo Guimarães. "Além de alguns projetos institucionais, como é o caso do Papai Noel dos Correios, nós temos um contrato de prestação de serviços junto à Assembleia. Agora, em dezembro, estaremos trazendo o Papai Noel para fazer uma visita in loco nesta Casa, e também aumentarmos a parceria dos serviços prestados pelos Correios", disse o superintendente.

 

Cristal Sá - Edição: Katya D'Angelles