Alepi concede título de cidadania piauiense ao embaixador de Cuba no Brasil

por Katya D'Angelles publicado 20/05/2025 13h48, última modificação 20/05/2025 13h48
O requerimento de autoria do vice-presidente da Casa, Francisco Limma (PT)

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realiza amanhã (21), às 13h, no Plenário Deputado Waldemar Macêdo, sessão solene para entrega do Título de Cidadania Piauiense ao embaixador de Cuba no Brasil, Adolfo Curbelo Castellanos. A homenagem é fruto de requerimento apresentado pelo vice-presidente da Alepi, Francisco Limma (PT). Castellanos é diplomata de carreira do Ministério das Relações Exteriores de Cuba e assumiu oficialmente o cargo de embaixador extraordinário e plenipotenciário em maio de 2023. Antes disso, já atuava como encarregado de Negócios na Embaixada cubana em Brasília. Ele está em Teresina participando da  3ª edição da Feira Literária da Diversidade, Raça, Etnia e Gênero (Flid 2025) . 



“Desde sua chegada ao Brasil, tem trabalhado ativamente para o fortalecimento das relações bilaterais entre Cuba e Brasil. Participou de diversas iniciativas e reuniões com autoridades brasileiras, nas quais foram abordados temas como: Cooperação em saúde, inovação e biotecnologia; Parcerias no setor agrícola e segurança alimentar; Expansão das relações comerciais e turísticas”, destacou Limma.

 


O parlamentar ressaltou ainda a prioridade do embaixador em ampliar o fluxo comercial entre os dois países e fomentar o turismo, com atenção especial às relações com o Nordeste brasileiro.
Com ampla trajetória no serviço diplomático, Castellanos já representou Cuba em diversos países, entre eles União Soviética, Federação Russa, Jamaica, Panamá, Paraguai e Chile, onde chefiou a missão diplomática cubana.


Liuce Santos - Edição: Katya D'Angelles