Alepi comemora os 60 anos do Conselho de Cultura do Piauí

por Katya D'Angelles publicado 08/10/2025 13h13, última modificação 08/10/2025 13h13
Solenidade contou com a presença de representantes de vários segmentos culturais

O Conselho de Cultura do Piauí, no dia 12 de outubro, completa 60 anos, e a Assembleia Legislativa (Alepi) realizou nesta quarta-feira (8) sessão solene comemorativa. O deputado Fábio Novo (PT) propôs a homenagem e contou que o Conselho foi o primeiro do gênero no Brasil e tem atuado na defesa do patrimônio cultural e na difusão da cultura piauiense.


Fábio Novo explicou que o Conselho surgiu logo após o golpe militar de 1964, caracterizando o ato como de ousadia e de luta. “A partir dos governos democráticos, ele se transformou em instrumento indutor do desenvolvimento social piauiense”, disse. O parlamentar enalteceu o trabalho que tem sido realizado, como da manutenção de biblioteca com mais de 6 mil livros, de auditório e de pinacoteca; e da defesa da Serra da Capivara, do conjunto arquitetônico de Parnaíba, do patrimônio cultural de Oeiras, da cajuína e de outros.



A Presidente da Academia Piauiense de Letras, Fides Angélica, ressaltou a gestão sempre dinâmica e produtiva de Nelson Nery Costa no Conselho de Cultura. Ela destacou que a solenidade marca um momento de reconhecimento ao papel fundamental do Conselho Estadual de Cultura –PI, na construção de políticas públicas, na preservação da memória e na promoção da identidade cultural do estado.



“A história e as notícias do Piauí estão geralmente capitaneadas pelo conceito de cultura, pela gestão sempre dinâmica de Nelson Nery Costa, que deu esse mesmo exemplo na Academia Piauiense de Letras. A ele deve uma coleção fundamental, talvez uma coleção pioneira no Brasil, que foi a coleção centenária. Mais de duzentas obras literárias publicadas à disposição do nosso povo”, afirmou Fides Angélica.



O Presidente do Conselho Estadual de Cultura do Estado do Piauí destacou que o conselho foi fundado em 1965 e é o mais antigo órgão da área cultural no Piauí. Ele ressaltou que o Conselho, em sua trajetória, tem sido responsável por importantes ações voltadas ao fomento da cultura, à proteção do patrimônio histórico e ao incentivo à produção artística local.



“O Conselho nunca é algo formal, ele está representado por pessoas, representando segmentos sociais e principalmente ideias. Eu acho que esse é o grande mérito do Conselho, sempre se reciclar, sempre tendo ideias novas, sempre sonhar com o amanhã. Eu acho que é tipo da cultura, a cultura sempre precisa multiplicar, é sempre carente, mas quem faz cultura é sempre um resiliente. Eu acho que esse é o grande mérito do Conselho e essa oportunidade de fazer isso há 60 anos agora”, concluiu Nelson Nery



O Presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE-PI), Cineas das Chagas Santos em seu discurso destacou o trabalho de membros do Conselho Estadual do Piauí. Ele também homenageou o Presidente do Conselho Estadual de Cultura do Estado do Piauí, Nelson Nery, destacando sua eficiência e apoio à classe artística durante a pandemia.



“O Conselho está sob forte crítica, especialmente nas redes sociais, com reclamações sobre sua atuação. Apesar de algumas críticas serem válidas, muitas são consideradas infundadas, pois desconhecem as limitações constitucionais do Conselho. A principal crítica, considerada pertinente, é a falta de representatividade da sociedade civil no Conselho. A solução proposta é aumentar o número de conselheiros e dar mais espaço para a sociedade civil”, afirmou o   Presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE-PI), Cineas das Chagas Santos.

 

Mesa de Honra - Nelson Nery Costa, Presidente do Conselho Estadual de Cultura do Estado do Piauí, Rodrigo Amorim, Secretário de Estado da Cultura do Piauí – Secult, Fides Angélica Ommati, Presidente da Academia Piauiense de Letras, Desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho, do Tribunal de Justiça Do Piauí (aposentado), representando a  Academia de Letras da Magistratura Piauiense Ramon Patrese, Auditor de Controle Externo do TCE-PI, Presidente da Comissão de Cultura e Arte da OAB –Pi, representando a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí (OAB-PI), Antônio José Medeiros, escritor, ex-Deputado Federal, Carlos Alberto Pereira da Silva, Presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE-PI),Cineas Das Chagas Santos, Conselheiro Estadual de Cultura do Piauí, Waldílio Siso, Coordenador em Exercício do Escritório do Ministério da Cultura do Piauí, representando o Ministério Da Cultura, Poliana Sepúlveda, Conselheira Estadual de Cultura do Piauí, Presidente do Fórum Nacional dos Conselheiros Estaduais de Cultura, Paulo Neiva Nunes, Filho do ex-presidente da APL e Presidente do Conselho Estadual de Cultura, Paulo Nunes

 

Liuce Santos - Edição: Katya D’Angelles