Alepi vai celebrar os 65 anos da Igreja da Vermelha

por Nicolas Nunes Barbosa publicado 21/10/2025 12h00, última modificação 21/10/2025 12h01
Paróquia Nossa Senhora de Lourdes é Patrimônio Cultural do Brasil
Alepi vai celebrar os 65 anos da Igreja da Vermelha

Foto: IPHAN

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realiza, nesta quarta-feira (22), às 9 horas, sessão solene pelos 65 anos da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, localizada no bairro Vermelha, de Teresina. O proponente da homenagem, deputado Franzé Silva (PT), destaca a importância religiosa, cultural e social da paróquia, bem como sua atuação comunitária e evangelizadora.

 

 

“Foi em suas dependências que tiveram início importantes movimentos de espiritualidade e formação cristã, como o Encontro de Jovens com Cristo, Encontro de Casais com Cristo e iniciativas voltadas à evangelização de crianças. Esses encontros formaram gerações, fortaleceram famílias e ajudaram a consolidar a identidade católica da nossa capital”, afirma Franzé.

 

 

A Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes foi reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em novembro de 2024. A Paróquia é considerada o berço da Arte Santeira em Madeira do Piauí, quе também obteve o reconhecimento do Iphan como patrimônio cultural brasileiro.

 

Cristal Sá – Edição: Nícolas Barbosa