Alepi aprova projeto que autoriza incentivo para empresas aéreas atuarem no Piauí

por Katya D'Angelles publicado 11/11/2025 15h50, última modificação 11/11/2025 15h50
Plenário votou pautas do Executivo aprovadas mais cedo nas comissões

 

 

Os deputados aprovaram, na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta terça-feira (11), Projeto de Lei encaminhado pelo Governo do Estado que autoriza o Executivo a fazer incentivos financeiros para atrair companhias aéreas. A matéria havia tramitado na mesma manhã na Comissão de Administração Pública e Política Social (CAPPS), onde recebeu parecer favorável do líder do PT, deputado Hélio Isaías.

 

Na comissão, o deputado Gustavo Neiva (PP) chegou a apresentar uma emenda supressiva que não foi acatada pelos demais presentes, Dr. Felipe Sampaio (MDB), Elisângela Moura (PC do B), Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT), Hélio Rodrigues (PT) e do líder do Governo, Dr. Vinícius (PT), com abstenção do presidente Gessivaldo Isaías (Republicanos). A emenda pedia a supressão dos artigos de aditivo enviado pelo Executivo que transforma o  Instituto de Saneamento Básico do Piauí em Secretaria do Saneamento Básico do Piauí.

 

Não houve mudanças nas propostas de subvenção ao setor aéreo. As empresas interessadas devem apresentar projeto para a Secretaria de Estado de Turismo. A exigência é que a nova linha integre dois municípios piauienses, ou um município piauiense com o de outro estado, desde que não seja Teresina. Os incentivos valem por até cinco anos e vão ser analisados pela Comissão de Gestão Financeira e Gestão por Resultados da Secretaria de Estado da Fazenda.

 

Outro projeto do Governo aprovado na sessão plenária desta terça-feira foi o que muda a moeda de referência de empréstimo feito junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) de cerca de R$2 bilhões. O indexador deixa de ser o dólar americano e passa a ser o iene japonês, medida justificada pela menor variação da moeda oriental. A matéria havia passado na Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação (CFC) na mesma manhã com parecer do líder do MDB, João Mádison.

 

Terceiro SetorPor iniciativa parlamentar, quatro entidades da sociedade civil estão mais próximas de serem incluídas como beneficiárias de subvenções sociais. Os deputados aprovaram a medida em primeiro turno:

 

Clínica Batista Peggy Pemble - Teresina (Henrique Pires - MDB)

Parque Estadual da Serra de Santo Antônio - Campo Maior (Dr. Vinícius)

Associação de Mães da Santa Maria da Codipi - Teresina - (Fábio Novo - PT)

Associação de Moradores da Vila Nova Conquista - Teresina - (Francisco Limma -PT)

 

Também foi aprovado em primeiro turno o reconhecimento de utilidade pública ao Sindicato de Pescadores e Pescadoras de Murici dos Portelas, proposta de Fábio Novo.

 

Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles