Alepi aprova criação do Programa de Estágio Visita

por Katya D'Angelles publicado 14/05/2025 14h45, última modificação 14/05/2025 15h10
Serão ofertadas 80 vagas para universitários a cada edição

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, nesta quarta-feira (14), o Projeto de Resolução 4/25, que trata da criação do Programa de Estágio Visita de curta duração no âmbito do Legislativo piauiense. A iniciativa é destinada a estudantes do ensino superior, de qualquer curso, matriculados em instituições públicas ou privadas.


Apresentado pelo deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos), o projeto foi aprovado em dois turnos. “É uma importante iniciativa que visa ampliar o conhecimento dos alunos sobre as práticas legislativas, políticas públicas e os processos decisórios que afetam diretamente a sociedade”, ressaltou Gessivaldo.


Ao final do Estágio Visita, será fornecido certificado de participação aos estudantes que cumprirem todas as atividades programadas, que incluem visitas, palestras, conferências, seminários e outros eventos educativos sobre o Poder Legislativo, com ênfase no funcionamento da Assembleia. Ao todo, serão oferecidas 80 vagas por edição.


O plenário também aprovou, em primeira votação, o projeto do deputado Gessivaldo que torna obrigatório o atendimento de idosos, gestantes e pessoas com deficiência física no pavimento térreo de prédios públicos ou privados quando não for possível o acesso a pavimentos superiores. A matéria ainda deve passar por segunda votação em Plenário.


Homenagens –
 Ainda foi aprovada a concessão de títulos de cidadania ao ex-deputado estadual José Néri de Sousa, ao pastor Francisco Porto de Almeida Júnior e ao professor Miguel Altieri. As honrarias foram propostas pelos deputados Aldo Gil (licenciado), Carlos Augusto (licenciado) e Francisco Limma (PT), respectivamente.


 Cristal Sá - Edilção: Katya D'Angelles