Ajuda às áreas em estiagem será debatida na Alepi

por Nicolas Nunes Barbosa publicado 08/09/2025 13h30, última modificação 08/09/2025 18h04
Severo Eulálio disse que é preciso encontrar uma solução duradoura

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Severo Eulálio (MDB), apresentou na sessão plenária desta segunda-feira (8), e foi aprovado, requerimento para que seja realizada reunião na Casa para discutir ações de ajuda às áreas em estiagem. O deputado disse que é preciso saber quais providências têm sido tomadas e buscar mais ações de amparo à população.

 

 

Severo Eulálio afirmou que será uma discussão ampla para que haja uma resolução a esse problema que ocorre há muito tempo. “Primeiro vamos saber o que está sendo efetivamente feito. Eu sei que já estão sendo realizadas operações pipas, tanto pelo Governo Federal como, principalmente, pelo Governo Estadual. Mas também vamos ter que debater a questão de pequenas adutoras, de barragens”, explicou. Ele informou que a audiência pública vai ser na próxima segunda-feira (15).

 

 

Programas estaduais – A deputada Gracinha Mão Santa (PP) apresentou, nesta segunda-feira, projeto de lei para criar o Programa de Qualificação Profissional para Mulheres no Setor de Turismo e Eventos, com prioridade para mães solo e mães de pessoas com deficiência. De Francisco Limma (PT), passou a tramitar no Legislativo o projeto que busca instituir o Programa de Banco Solidário de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM).

 

Políticas estaduais – Franzé Silva (PT) e Francisco Limma apresentaram à Alepi, respectivamente, proposições para que sejam criadas a Política Estadual de Atenção Integral à Saúde das Mulheres no Climatério e a Política Estadual de Fomento à Radiodifusão Comunitária.

 

Calendário – Começaram a tramitar na Alepi os projetos de lei que buscam instituir o Dia Estadual de Combate ao Preconceito contra Pessoas com Nanismo, de autoria do deputado Dr. Vinícius (PT); e o Dia Estadual da Advocacia Previdenciária, de iniciativa do Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT).

 

Indicativo – Começou a tramitar na Alepi o Indicativo da deputada Gracinha Mão Santa (PP) que busca a criação de diretrizes gerais para a promoção de Centros de Inovação e Empreendedorismo nos Territórios do Piauí.

 

Sessões solenes – O vice-presidente da Alepi, deputado Francisco Limma apresentou pedidos para a realização de sessões solenes. Uma em homenagem à Feira da Literatura Piauiense (Felipi) e outra para comemorar “os dados dos avanços e das implantações de tecnologias sociais no semiárido piauiense”. Ambos foram aprovadas pelos parlamentares. Franzé Silva (PT) requereu, e foi aprovada, a realização de sessão solene em homenagem aos 65 anos da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, localizada no bairro Vermelha, em Teresina.

 

Audiências – O deputado Francisco Limma teve aprovado o pedido de realização de audiência pública na Alepi para debater o grande número de suicídios no Piauí e buscar soluções integradas de políticas públicas. De Gustavo Neiva (PP), foi lido e aprovado o requerimento para que ocorra audiência pública que discuta o projeto de lei do Governo que dispõe sobre a administração e destinação dos bens imóveis vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Piauí.

 

Rodovia – O deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume teve a aprovação de requerimento endereçado ao Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI) que cobra a restauração da rodovia PI-371, no trecho entre a comunidade Vereda Grande e a comunidade Amolar, no município de Floriano.

 

 Iury Parente – Edição: Nícolas Barbosa