Aaprovado em plenário cadastro reserva do concurso do Corpo de Bombeiros Militar

por Katya D'Angelles publicado 19/11/2025 15h25, última modificação 19/11/2025 15h32
O PL estabelece o limite de 50 candidatos para o concurso de 2023

O Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí aprovou em dois turnos nesta quarta-feira (19) o Projeto de Lei do Governo do Estado que autoriza a formação de cadastro de reserva para o concurso público para ingresso em Curso de Formação de Soldados BM, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí, para provimento no cargo de Praça BM, na graduação inicial de Soldado BM, regido pelo Edital nº 001/2023. Nesta manhã, a proposta também foi aprovada pelas Comissões de Constituição e Justiça e de Administração Pública e Política Social da Alepi.


O relator na CCJ, deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos) emitiu parecer favorável sob a condição de emenda supressiva do quantitativo, e alegou que sua presença poderia criar expectativas exacerbadas por parte dos candidatos classificados. Entretanto, os demais membros da comissão votaram pela aprovação integral do PL. Já na Comissão de Administração Pública e Política Social, a relatoria foi do deputado Hélio Isaías (PT), que foi favorável ao texto integral.



Assim, os candidatos posicionados após as vagas que já constavam no edital passam a integrar o cadastro de reserva, desde que tenham pontuação igual ou superior a 60% do total de pontos da prova escrita objetiva e 50% do total de pontos de conhecimentos básicos e conhecimentos específicos. Além disso, devem ter obtido, no mínimo, 12 pontos na prova escrita dissertativa e sejam considerados aptos nas etapas de exames de saúde e de aptidão física, avaliação psicológica e investigação social.



Servidores públicos estaduais
– Também foi aprovado em ambas as comissões e pelo Plenário, em duas votações, o Projeto de Lei Ordinária do Governo que altera a Lei Complementar nº 13, o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Piauí, autarquias e fundações públicas estaduais. O texto legal acrescenta a regulamentação da cessão de empregados públicos vinculados a empresas estatais do Estado para órgãos e entidades da Administração Direta, Autárquica e Fundacional. Assim, caso o emprego público de empresas estatais estejam cedidos para a Administração Estadual, quem deverá efetuar o pagamento será diretamente o órgão que está recebendo o servidor, sem reembolso à empresa pública de origem.



Na CCJ, o relator, deputado Felipe Sampaio (MDB) deu parecer favorável. Já na de Administração Pública e Política Social, o parecer positivo foi do relator, deputado Dr. Vinícius (PT).



Dias Estaduais
– Durante a sessão plenária, foi aprovada em segundo turno a criação do Dia Estadual do Evangelista Universal e o Dia Estadual do Músico, de autoria do deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos).


Denominações
– Francisco Limma também é autor do projeto que denomina “Firmina Rosa de Andrade” a Rodovia PI-225, que liga São Félix do Piauí a São Miguel da Baixa Grande.
Outros dois projetos também homenageiam personalidades. Foram aprovados os projetos que nomeiam “Ribamar Coelho” o subtrecho da rodovia estadual PI-391, compreendido entre o entroncamento com a PI-247 e o Povoado Sangue, em Uruçuí, de autoria do deputado Gustavo Neiva (PP), e a denominação de “Ariosvaldo Quaresma da Silva (Vadinho)” o Parque Empresarial de Floriano. O autor da proposta foi o deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT).


Patrimônio
– O Requeijão Cardoso poderá ser reconhecido como Patrimônio Cultural e Turístico Imaterial do Estado do Piauí. De autoria do deputado Dr. Hélio (MDB), a proposta foi aprovada em segundo turno pelo Plenário nesta quarta-feira.


Mayara Valença – Edição: Katya D'Angelles