190 anos da Alepi: solenidade em Teresina marca a aproximação entre Legislativo e cidadãos

por Katya D'Angelles publicado 11/12/2025 23h15, última modificação 12/12/2025 09h28
O evento percorreu diversas cidades do interior e teve em Teresina sua última parada

O ano de 2025 marcou os 190 anos de fundação da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Solenidades de comemoração foram realizadas em diversas cidades do interior: Picos, Oeiras, Esperantina, São Raimundo Nonato, Parnaíba, Floriano, Pedro II e Bom Jesus. Nesta quinta-feira (11), houve a cerimônia de encerramento na capital do Estado, Teresina, no Sesc Cajuína, e contou com a presença de deputados, autoridades do Judiciário, Executivo e do Legislativo nacional e de homenageados.

 

O presidente da Alepi, Severo Eulálio (MDB), disse que o evento em Teresina é especial, pois foram homenageadas diversas autoridades que fizeram parte da Assembleia e que contribuíram para o desenvolvimento do Piauí. “Teresina, a nossa capital, nos abraça e está sempre presente na vida dos parlamentares do Piauí”, afirmou.

 

O decano da Casa legislativa, Wilson Brandão (PP), explicou que a noite coroou as celebrações dos 190 anos. “O presidente Severo Eulálio empreendeu um trabalho intenso de aproximação da Assembleia com o povo piauiense. Por isso levou a Assembleia ao interior do estado. E hoje culminou com essa grande festa em Teresina. Com muitos homenageados que vivenciaram a história do nosso parlamento”, disse.

 

A noite começou com a apresentação “Boa Noite de Reisado”, de Vágner Ribeiro e do Grupo Valor de Pi; em seguida, a Orquestra Sanfônica executou o Hino Estadual. Foi apresentado também vídeo mostrando a história do Legislativo piauiense, desde sua fundação, em 4 de maio de 1835, na cidade de Oeiras, passando por sua transferência para Teresina em 1852 e chegando na atual Legislatura.

 

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), declarou que o Legislativo garante a essência da democracia, pois são os parlamentares que estão, geralmente, mais próximos da população. “Eles representam toda a diversidade das forças políticas dos segmentos sociais. A Alepi completa 190 anos e homenageia vários deputados e deputadas que passaram pela Casa e reforça esse papel fundamental da Assembleia na garantia da democracia plena”, salientou.

 

Entre as autoridades presentes, estava o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias (PT). Ele, que foi deputado estadual de 1995 a 1999 e governador do Piauí entre 2003 e 2010 e de 2015 a 2022, salientou que o Legislativo estadual é o local em que o político está, ao mesmo tempo, próximo do povo e planeja estratégias para o estado.

 

“Muitas vezes a população tem noção simplificada do trabalho do Legislativo [...]. É um elo de 30 líderes de diferentes regiões, com diferentes experiências de vida, que traz a relação direta com líderes de cada município e com o sentimento que vem da base”, assegurou Wellington Dias.

 

Também estiveram presentes os deputados, entre os em exercício e licenciados, Elisângela Moura (PCdoB), Ziza Carvalho (PT), Gustavo Neiva (PP), Dr. Vinícius (PT), Francisco Limma (PT), Gracinha Mão Santa (PP), Marden Menezes (PSD), Dr. Felipe Sampaio (MDB), Tiago Vasconcelos (MDB), Firmino Paulo (PT), Janaínna Marques (PT) e B. Sá (PP).

 

Homenagens – Abrindo as homenagens, alguns ex-presidentes do Legislativo piauiense presentes da solenidade receberam placas: Freitas Neto, que exerceu a presidência entre 1977 e 1979; Sabino Paulo (1985-1987); Luciano Nunes (1987-1989); Kléber Eulálio (1989-1991 e 1999-2005); e Themístocles Filho (2005-2022).

 

Servidores da Alepi também foram condecorados, como a taquígrafa Edna de Sousa Mata, há 50 anos na Casa. “Me sinto muito feliz pelo reconhecimento da Assembleia. Local em que cheguei com 19 anos de idade. Meu primeiro e único emprego. Ao completar esses 50 anos, o reconhecimento da Casa é importante pra gente”, disse.

 

Logo após, foram entregues as Medalhas do Mérito Legislativo 190 anos da Alepi, destinadas às pessoas que se destacaram por relevantes serviços prestados ao Piauí. Foram, ao todo, 99 homenageados com a Medalha.

 

 

Iury Parente – Edição: Katya D’Angelles