Semana Santa: o que é celebrado na Quinta-Feira Santa? É feriado?

por Helorrany Rodrigues da Silva publicado 28/03/2024 13h15, última modificação 28/03/2024 12h13
A data, celebrada hoje (28 de março) pelos cristãos, recorda a última ceia de Jesus com os seus discípulos

A Quinta-Feira Santa, celebrada hoje (28 de março) pelos cristãos, recorda a última ceia de Jesus com os seus discípulos. No encontro, conforme o texto bíblico, Jesus lavou os pés de cada um deles. Para os católicos, a data marca a instituição da eucaristia e o fim do período Quaresmal - que remete aos 40 dias em que Jesus passou no deserto. A celebração também dá início ao Tríduo Pascal.

Conforme a tradição, o rito religioso desta quinta-feira antecede a recordação da morte de Jesus, lembrada na Sexta-Feira da Paixão - celebrada amanhã (29 de março). Este é um dos momentos mais importantes da Semana Santa, que teve início no Domingo de Ramos (24 de março), e que se encerra no Domingo de Páscoa (31 de março).

Quinta-feira Santa é feriado?

A Quinta-Feira Santa não é um feriado nacional. A data, no entanto, é considerada como ponto facultativo em alguns lugares do país, conforme publicação feita no Diário Oficial de cada Estado.

Quando é feriado da Semana Santa?

Somente a Sexta-Feira da Paixão é um feriado nacional. Por isso, conforme previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), não há trabalho obrigatório, exceto para aqueles que exercem atividades essenciais. Esses trabalhadores não podem exigir por folga ou remuneração maior pelo dia trabalhado. A lei aponta ainda que aqueles que não exercem atividades consideradas essenciais podem ser convocados para o trabalho, mas precisam receber o dobro ou ganhar folga compensatória.

--------------------------------------------------------------------------------

Fonte: O Tempo - Imagem: UOL

Edição: Site TV Alepi