Piauí amplia número de famílias com abastecimento de água

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 23/03/2023 10h29, última modificação 23/03/2023 10h29
Levantamento da Seplan aponta que a população atendida pelo abastecimento de água corresponde a 75% do estado

Saúde, economia e desenvolvimento estão estritamente relacionados ao acesso à água. De acordo com o Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento­ (SNis), registrou-se, no Piauí, no período de 2010 a 2021, um crescimento na taxa de abastecimento anual de 7,63%, o que representa um aumento significativo na oferta do produto natural aos piauienses. A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), por meio da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (Supcepro), produziu um levantamento e fez algumas considerações sobre a população abastecida no Piauí. Em 2021, a população atendida foi de 2.466.988 habitantes e esse número equivale a 75% da população do estado, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A projeção do órgão aponta que 220 municípios foram providos.

 

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, e o secretário de Estado do Planejamento, Washington Bonfim, seguem um plano de ampliação que proporcionará cobertura de 80% de saneamento e resíduos sólidos no estado. De acordo com o último boletim da Cepro, só 18% dos municípios do estado possuem implementação completa de saneamento, esgotamento e distribuição de água. Por isso, a temática tem sido amplamente debatida pelo governo. “Nossa população merece o acesso à água potável e ao saneamento básico. É um direito humano essencial, fundamental e universal, indispensável à vida com dignidade”, afirma Washington Bonfim.

 

A diretora de Planejamento Estratégico Participativo da Supcepro, Débora Ferraz, afirma que a preservação da água e o abastecimento da população é uma prioridade para o órgão. “Ao longo de 12 anos, políticas públicas vêm sendo implementadas para resolver o problema do abastecimento de água no estado. Ainda hoje essa carência existe, é realidade. É uma preocupação da atual gestão: implementar um desenvolvimento sustentável por meio do abastecimento da água e saneamento nos municípios, concomitante ao crescimento populacional. Nesse sentido, temos como prioridade a execução do Plano Piauí 2030, sendo um dos desafios o acesso à água, e será por meio do eixo de infraestrutura que iremos monitorar as ações voltadas para os avanços de abastecimento de água no estado”, destacou a gestora.

 

A Seplan segue trabalhando pela preservação e pelo uso sustentável da água, promovendo ações de conscientização e projetos de sustentabilidade em suas atividades. Assim como prevê a secretaria, por meio do Plano Plurianual (PPA), o desenvolvimento econômico contempla, também, a sustentabilidade.

 

A sociedade é convidada a participar da luta pela preservação da água, inserindo práticas sustentáveis, a partir de ações de uso consciente desse recurso no cotidiano, como reuso da água de roupa para a limpeza de casa, por exemplo. “Juntos, é possível construir um mundo mais justo e sustentável, onde a água seja um recurso acessível e preservado para todas as gerações”, comenta a diretora da Seplan.

 

Plano Plurianual

 

O Plano Plurianual (PPA) é o documento que rege o estado pelo período de quatro anos; visa elaborar e executar, de forma coordenada e otimizada, as ações necessárias para o desenvolvimento do estado; ações estas apontadas pelos próprios territórios.

 

O plano é instituído por lei sendo de iniciativa exclusiva do Poder Executivo, que apresenta sua proposta à Assembleia Legislativa até o dia 15 de outubro do primeiro ano do mandato do gestor do Poder Executivo eleito. A proposta é votada, até o fim de dezembro do mesmo ano, para execução nos quatro anos seguintes. No Piauí, sua constituição é de responsabilidade da Secretaria de Estado do Planejamento.

 

Cepro

 

A Superintendência de Pesquisas Econômicas e Sociais da Secretaria de Estado do Planejamento do Piauí é uma instituição do Governo do Estado, vinculado à Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan). A Cepro é responsável pela disseminação das informações estatísticas do Estado, produzindo e divulgando conhecimento da realidade piauiense.

 

..............................................................

 

Fonte: Redação CCom

Imagem: CCom

Edição: Site TV Assembleia