Obras da Casa da Mulher Brasileira estão 50% concluídas

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 14/03/2023 17h32, última modificação 14/03/2023 17h32
A Secretária Nacional de Enfrentamento à Violência, Denise Motta Dau, visitou o espaço, acompanhada de gestoras locais

A Prefeitura de Teresina concluiu mais de 50% da obra da Casa da Mulher Brasileira, segundo monitoramento da construção feito pela Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Centro. Na manhã desta terça-feira (14), a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) e a Secretária Nacional de Enfrentamento à Violência, Denise Motta Dau, estiveram reunidas e visitaram as futuras instalações do espaço. A obra tem previsão de entrega a partir do segundo semestre deste ano.

“Estivemos reunidas em uma ampla junção de esforços das políticas públicas do Município, Governo do Estado e União, para garantir que essa obra seja entregue em pleno funcionamento para as mulheres da capital”, destaca Karla Berger, secretária da SMPM. “Desde o início da gestão do prefeito Dr. Pessoa, a entrega da CMB tem sido uma das nossas metas para fazer de Teresina referência no combate à violência contras as mulheres e o enfrentamento rigoroso ao feminicídio”, complementa.

O serviço inova a política pública na cidade por integrar, ampliar e articular os equipamentos públicos disponibilizados para as mulheres. O espaço será construído em um terreno comprado pela Prefeitura de Teresina, no bairro aeroporto, zona Norte da capital, e conta com uma estrutura no formato compacto, com recepção, acolhimento e triagem, apoio psicossocial, centro judiciário da mulher, promotoria especializada, defensoria pública, serviço de promoção de autonomia econômica, dentre outros.

A Secretária Estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa, destaca que a Casa da Mulher Brasileira irá funcionar 24 horas. “É um serviço articulado com a secretaria municipal de Políticas para as Mulheres de Teresina e o Ministério da Mulher, que vai permitir a mulher ter um atendimento mais humanizado e efetivo. Essa etapa de diálogo é super importante para alinhar os serviços”, disse Zenaide.

“Conhecer as futuras instalações da Casa da Mulher Brasileira é perceber que Teresina tem um projeto de compromisso com as políticas para mulheres”, frisa a Secretária Nacional de Enfrentamento à Violência contra às Mulheres. “A capital do Piauí tem acelerado nessa discussão com o andamento célere da obra desta Casa, um dos mais significativos projetos no combate à violência”, finaliza Denise Motta.

A construção da Casa da Mulher Brasileira no município foi solicitada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), em junho de 2021. A negociação contou também com o apoio da Secretaria Executiva de Captação de Recursos e Monitoramento da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan).

“Nosso objetivo é andar o mais rápido possível com este projeto que é importantíssimo para nossa sociedade, pois entendemos que é necessário esse ambiente de amparo para as mulheres. O planejamento tem analisado muitos projetos e esse é um dos nossos focos de acompanhamento, pois trará um marco para a gestão do prefeito Dr. Pessoa e será modelo para as demais gestões municipais na capital, mas também em todo o Piauí”, pontua João Henrique Sousa, secretário de Planejamento e Coordenação.

A Casa da Mulher Brasileira tem por objetivo facilitar o acesso dessas mulheres aos serviços especializados de atendimento, de forma a garantir condições para o enfrentamento da violência, o empoderamento da mulher e sua autonomia econômica. Atualmente a CMB está em funcionamento em seis capitais, sendo elas: Curitiba, São Paulo, Campo Grande, Fortaleza, São Luís e Boa Vista.

...........................................................

Fonte: SMPM