OAB Nacional inaugura busto de Esperança Garcia

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 22/05/2023 19h00, última modificação 22/05/2023 18h38
O Presidente da OAB Nacional, Advogado Beto Simonetti, ressaltou em seu pronunciamento que hoje é um dia histórico

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e a Seccional Piauí, inauguraram, nesta segunda-feira (22/05), o busto de Esperança Garcia, primeira Advogada do Brasil, durante solenidade em Brasília.


O Presidente da OAB Nacional, Advogado Beto Simonetti, ressaltou em seu pronunciamento que hoje é um dia histórico graças ao empenho de todos (as) os presentes em reconhecerem a importância de Esperança Garcia para a história da sociedade, especialmente para as mulheres e população negra.


“Eternizamos a memória de Esperança Garcia na memória da OAB Nacional. Consagramos a resistência de Esperança Garcia na Advocacia. Esperança Garcia foi aguerrida ao denunciar violação e desumanidade a que sua família era submetida. Nossa homenageada combateu as agruras da escravização a partir do Direito. Sua coragem é inspiração para todos nós na luta em favor da democracia”, destacou Beto Simonetti.


LUTA E CORAGEM



Já o presidente da OAB Piauí, Advogado Celso Barros Coelho Neto, fez uso da tribuna do Conselho Federal e elencou a importância do busto de Esperança Garcia, que, para ele, representa a luta da mulher brasileira e do povo brasileiro na luta contra a escravidão.



“Nosso agradecimento pelo Conselho Federal ter dado à Esperança Garcia o título de primeira Advogada brasileira. Representa muito para todos nós e, em especial, para a mulher brasileira e todas as Advogadas brasileiras. Essa homenagem estendemos a todas as mulheres piauienses e em especial às advogadas piauienses”, mencionou.



A vice-Presidente da OAB Piauí, Advogada Daniela Freitas, também esteve presente na solenidade e, como mulher, ressaltou a importância de uma instituição como a OAB Nacional reconhecer o papel de Esperança Garcia na luta por direitos.


“É um ato histórico o que presenciamos aqui hoje no Conselho Federal. Esperança Garcia foi uma mulher corajosa e que não mediu esforços para conseguir ter direitos. Alfabetizou-se aos 19 anos e foi até o governador da época atrás de uma vida mais digna para ela, seus filhos, familiares e todos ao seu redor. Esperança Garcia representa a luta pela democracia e respeito aos direitos de todos e não somente individuais. Viva Esperança Garcia”, frisou a Advogada Daniela Freitas.



UMA MULHER À FRENTE DO SEU TEMPO



A secretária-geral da OAB Piauí, Advogada Raylena Alencar, diz que o dia de hoje será lembrado com carinho pelas gerações futuras. O dia em que a OAB Nacional ganhou o busto de Esperança Garcia para que ela pudesse ter seu lugar respeitado. “Esperança Garcia foi uma mulher à frente do seu tempo e de muita coragem. Ela nos inspira há muito tempo no Piauí e inspira muitas outras mulheres com sua presença em Brasília. É motivo de orgulho para nós que fazemos a OAB Piauí ter alguém como Esperança Garcia nos representando”, destacou a Advogada Raylena Alencar.


Já o diretor-tesoureiro da OAB Piauí, Advogado Marcus Vinícius Nogueira, celebrou o reconhecimento de Esperança Garcia como primeira Advogada do Brasil. Nogueira relembra que a carta escrita por Esperança Garcia tem características de uma petição, mesmo em um tempo em que o curso de Direito ainda nem existia no País.


“Esperança Garcia fez história ao lutar por seus direitos. Talvez ela nem tivesse essa consciência naquele momento, mas sua luta hoje inspira muitas outras lutas por direitos sociais. Esperança Garcia é fonte de inspiração para inúmeras mulheres e homens que enxergam nela um símbolo de força e esperança”, frisou o Advogado Marcus Nogueira.



COMBATE AO RACISMO


O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, também participou da solenidade e destacou em seu pronunciamento a importância de Esperança Garcia ocupar seu lugar na OAB Nacional, principalmente, em 2023.


“O que a OAB Nacional faz hoje é orgulhar todos os brasileiros e brasileiras, por isso trago aqui a gratidão do povo do Piauí. Esse momento nos remete a muita responsabilidade porque também é um momento de inspiração para que cada negro e negra neste país não tenha medo de a cada momento pedir a quem quer que seja: ponha os olhos em mim”, pontou o ministro Wellington Dias.


PRESENTES


Estiveram presentes na solenidade: o deputado estadual Fábio Novo, a ex-deputada federal Margarete Coelho, o secretário de Cultura do Piauí, Carlos Anchieta, a Conselheira Federal Isabella Paranaguá, a Conselheira Federal Élida Fabrícia, o Conselheiro Federal Shaymmon Moura, o Conselheiro Federal Carlos Júnior, o Conselheiro Federal Einstein Sepúlveda; a presidente da Comissão Especial de Coaching Jurídico da OAB Nacional, Ticiana Arêa Leão; a vice-presidente da Comissão de Acesso à Justiça do CFOAB, Olívia Brandão.


O Conselheiro Seccional da OAB-PI, Antônio Augusto; o Conselheiro Seccional da OAB-PI, Wilson Spíndola; o Conselheiro Seccional da OAB-PI, Kadmo Luz; a vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-PI, Marcele Pizzatto; a secretária-geral adjunta da CAAPI, Jória Batista; o Conselheiro Seccional, Sérgio Angelim; o presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-PI, Victor Hugo Leal; a vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-PI, Alice Belli.

 

.......................................................

 

Fonte: OAB-PI

Imagem: OAB-PI

Edição: Site TV Assembleia