Captação de órgãos do HUT representa 60% de transplantes

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 30/05/2023 14h52, última modificação 30/05/2023 14h52
Para apresentar os números, o hospital realizará um evento presencial na próxima quinta-feira (01/06), às 09h, no seu auditório

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) completa 01 ano como unidade captadora de órgãos e tecidos para transplantes. Nesse período, por meio da sua Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) foram realizadas até Abril, 138 captações efetivadas, entre córneas, rins e fígado representando cerca de 60% das doações de múltiplos órgãos e tecidos de todo o Estado do Piauí, segundo dados da Central Estadual de Transplantes.

 

Com o objetivo de informar e sensibilizar a sociedade acerca da necessidade de doação de órgãos, o HUT realizará um evento presencial na próxima quinta-feira (01/06), às 09h, no seu auditório. Com o apoio da Central de Transplantes e da Organização de Procura de Órgãos (OPO) serão apresentadas informações sobre processo de doação de órgãos no HUT e depoimentos de familiares de pacientes doadores, desmitificando tabus que permeiam o tema.

 

O evento contará com as presenças dos diretores do Hospital, do Sistema de Transplantes, OPO, Diretoria da Atenção Especializada da FMS, membros da CIHDOTT e comunidade em geral.

 

O HUT é o maior hospital da Fundação municipal de Saúde (FMS), referência para o sistema de Transplantes no Piauí.

 

“Esperamos seguir renovando esperanças e salvando vidas por meio de gestos de amor e solidariedade”, destaca o médico Anderson Dantas, diretor geral da unidade.

 

 

....................................................................

 

Fonte: Ascom HUT

Imagem: HUT

Edição: Site TV Assembleia