Campanha contra gripe imuniza apenas 40% do público-alvo

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 30/05/2023 13h26, última modificação 30/05/2023 13h26
Os últimos dados do governo mostram que foram aplicadas 35,2 milhões de doses

A campanha nacional de vacinação contra a influenza (gripe) imunizou apenas 40,69% do público alvo. A mobilização - iniciada em 10 de abril - termina nesta quarta-feira (31), mas o Ministério da Saúde divulgou uma orientação para que estados e municípios ampliem o calendário e continuem com as imunizações, enquanto durarem os estoques de vacinas. 

 

“Quero conclamar a união de todos pelo nosso Movimento Nacional pela Vacinação, um movimento do Ministério da Saúde, dos estados, dos municípios e de toda a sociedade civil. A ciência voltou e precisamos retomar a confiança da população nas vacinas. Essa é uma missão de todos nós”, afirmou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, através da nota divulgada à imprensa na noite de segunda-feira (29). 

 

Casos graves 

 

Segundo o Ministério da Saúde, a imunização ajuda a evitar casos graves da doença. Os últimos dados do governo mostram que foram aplicadas 35,2 milhões de doses, o que atingiu 40,69% do público formado por grupos de idosos, crianças com seis meses a cinco anos de idade, gestantes, profissionais de saúde, puérperas e professores, entre outros. 

 

Teresina

 

Em Teresina, no Piauí, a vacina da gripe pode ser tomada por todos os teresinenses a partir dos 6 meses. Para ter acesso, basta se dirigir a qualquer Unidade Básicas de Saúde (UBS) ou a um dos três pontos de vacinação disponibilizados pela FMS: os terminais do Buenos Aires e Parque Piauí (drive thru) ou o Teresina Shopping (Edifício Garagem G3). “Pedimos aos pais de crianças até 11 anos de idade que levem seus filhos às UBS ou ao shopping, pois os terminais são exclusivos para pessoas a partir de 12 anos”, esclarece a coordenadora de vacinação da FMS Emanuelle Dias. O horário de funcionamento das UBS é das 8h às 12h e 13h às 17h, e os postos funcionam das 9h às 17h.

 

..................................................................

 

Fonte: Agência Brasil

Imagem Marcelo Camargo

Edição: Site TV Assembleia