Teresina anuncia nova programação de drive thru para vacinação contra covid-19

por Ângela Núbia Carvalho Sousa publicado 16/05/2022 16h34, última modificação 16/05/2022 16h34

Teresina está mobilizada no cumprimento das campanhas de vacinação contra a covid-19, gripe e sarampo, que estão sendo realizadas simultaneamente pelo Ministério da Saúde. Neste sábado (14), três postos drive thru estarão abertos para vacinação contra a covid-19, e durante a próxima semana, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), sete pontos de drive thru e salas de agendamento estarão imunizando a população contra as três doenças, organizados de acordo com os diferentes públicos e etapas.

Nesta sexta-feira (13), às 18h, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) abre novo agendamento para a vacina contra a covid-19. As vagas desta vez contemplam segunda e terceira dose (primeiro reforço) para pessoas de 18 anos e mais. Para marcar, basta acessar o site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/ .

Amanhã (14), a capital conta com três pontos de vacinação drive thru, nos terminais Parque Piauí, Itararé e Buenos Aires. Nestes locais, serão aplicadas 1ª e 2ª dose (para pessoas de 12 anos e mais), 3ª dose (1º reforço) para pessoas de 18 anos e mais e também a 4ª dose (2º reforço) para pessoas de 40 anos e mais e trabalhadores da saúde. Esses locais estarão abertos das 9h às 17h.

A vacinação drive thru tem continuidade durante a semana, com redução gradativa da idade com direito à 4ª dose da vacina contra a covid-19. Os locais serão o CEU Norte e os terminais do Parque Piauí, Zoobotânico, Itararé, Livramento, Buenos Aires e Bela Vista. Além dos grupos prioritários para 1ª, 2ª e 3ª dose, a partir de segunda-feira (16), passam a ter direito à 4ª dose a população em geral de 30 anos e mais. Por fim, na quinta-feira (19), a idade será ampliada para 18 anos e mais. “Lembramos que é preciso respeitar o intervalo mínimo de quatro meses da 3ª dose antes de tomar a quarta”, ressalta Emanuelle Dias, coordenadora da Campanha de Vacinação em Teresina.

A vacinação infantil contra a covid-19 segue sendo realizada nas UBS Buenos Aires, Parque Brasil, Saci, Monte Castelo, Irmã Dulce, Cidade Jardim, Satélite, Alto da Ressurreição e Parque Poti. Nestes locais, serão recebidas todas as crianças, de 5 a 11 anos, que precisam tomar primeira ou segunda dose, sem necessidade de agendamento.

As demais UBS receberão os grupos prioritários da vacina da gripe: Crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhador da saúde, gestantes, puérperas, professores, idosos, pessoas com deficiência permanente e caminhoneiros. Nestes mesmos locais, está sendo feita a vacina contra o sarampo, que é voltada para crianças de seis meses a menores de cinco anos (independentemente da situação vacinal) e trabalhadores da saúde (neste caso, em caráter de atualização da caderneta).

Para receber a vacina é necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS e o cartão de vacina. Os professores devem ainda apresentar um contracheque atual ou documento que comprove a atividade laboral (últimos três meses), expedido pela instituição onde o trabalhador atua, no município de Teresina. Pessoas com comorbidades e deficiência permanente devem apresentar um laudo ou declaração que comprove a comorbidade, com assinatura e carimbo do profissional de saúde.

Programação – Vacinas Covid-19, gripe e sarampo

Agendamento – Covid-19

13.05.2022 às 18h

2ª dose – 18 anos e mais