Projeto “Artes e Vida” enaltece artesãos piauienses

por Ângela Núbia Carvalho Sousa publicado 14/03/2023 19h41, última modificação 14/03/2023 19h41
O evento é uma homenagem ao Dia do Artesão, que é celebrado no dia 19 de março.

Visando dar incentivo e reconhecimento ao trabalho dos artesãos piauienses, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), patrocina o projeto “Artes e Vida”, que será realizado nos dias 17 e 18 de março, das 10h às 22h, no Riverside Shopping. O evento é uma homenagem ao Dia do Artesão, que é comemorado no dia 19 de março.

 

“No Piauí, o artesanato sempre teve um grande papel no desenvolvimento do estado e na geração de emprego e renda para a população. São profissionais criativos, que transformam e revelam a força da identidade brasileira. Precisamos valorizar essas mentes, olhos e mãos brilhantes”, explica o secretário do Turismo, Pablo Santos.

 

O gestor lembra que o artesanato piauiense é diversificado, com artistas e trabalhos que se destacam tanto local como nacional e internacionalmente na arte santeira, na cerâmica, na opala, dentre outras referências que têm grande apelo também no setor turístico por ser um produto de grande valor histórico-cultural.

 

Durante o evento, os profissionais irão expor e comercializar diversos produtos artesanais como redes, bordados, produtos de pele, arte santeira, opalas, dentre outros. Ainda como parte da programação, serão realizadas palestras, apresentações musicais, demonstração da produção e confecção de alguns produtos artesanais locais e oficinas.

 

Artes Mulheres

O projeto “Artes e Vida” contemplou também o Artes Mulheres, realizado no período de 02 a 12 de março, no Teresina Shopping. Nele, mulheres artesãs expuseram e comercializaram diversos produtos artesanais, tais como: plantas, redes, bordados, produtos de pele fabricados com materiais naturais, imagens santeiras, opalas, dentre outros.

 

Fonte: Ascom Setur

Imagem: Thiago Amaral