Festa Junina: saiba como aproveitar as delícias com equilíbrio

por Ângela Núbia Carvalho Sousa publicado 05/06/2023 19h25, última modificação 05/06/2023 19h25
Nutricionista dá dicas de como desfrutar dos pratos típicos das celebrações de São João sem exagerar

O mês de junho é popularmente conhecido pelas comemorações de São João, as tradicionais festas juninas, e suas comidas típicas. Durante as celebrações, é comum nos depararmos com uma infinidade de pratos à base de milho, coco e amendoim que dão água na boca.

 

Embora seja indiscutível que desfrutar dessas iguarias faz parte da experiência, é essencial ter em mente o equilíbrio e a moderação ao se deliciar com elas para não exagerar em níveis de gordura ou de açúcares no sangue. Portanto, para aproveitar ao máximo, é fundamental fazer escolhas conscientes.



Para ajudar nessa seleção, Marlucy Lindsey Vieira, nutricionista da UBS Jardim Nakamura, gerenciada pelo Centro de Estudos e Pesquisas "Dr. João Amorim" (CEJAM), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS-SP), compartilha dicas dos pratos mais indicados e daqueles que devemos consumir com moderação ou até mesmo evitar.

 

Aposte em alimentos menos gordurosos

 

De acordo com a nutricionista, diante de tantas opções disponíveis, uma maneira adequada de escolher o que comer é priorizar as comidas com menor teor de gordura, que também sejam fontes de nutrientes benéficos para a saúde. Veja as melhores opções:

 

  • Milho verde cozido: o milho cozido é um alimento com baixo teor de gordura, rico em fibras e vitaminas, além de contribuir para um estilo de vida saudável e produtivo;
  • Pinhão: a nutricionista destaca que o pinhão é uma semente extremamente nutritiva, contendo cálcio, ferro, fósforo, vitaminas A e C, e proteínas. Portanto, pode ser consumido por todos;
  • Pipoca: a pipoca é um alimento rico em antioxidantes, essenciais para combater a ação dos radicais livres. A profissional sugere uma versão ainda mais saudável do alimento, preparada sem o uso de óleo;
  • Batata-doce assada: o legume é uma ótima forma do corpo obter energia e ainda beneficia aqueles que praticam exercícios físicos.

 

Alimentos derivados

 

Durante o mês, alguns pratos famosos e bastante desejados incluem o curau, canjica, pamonha e bolo de milho. Todos são derivados do milho, que é uma excelente opção alimentar. No entanto, a nutricionista enfatiza que é importante consumir esses alimentos com moderação, devido ao seu alto teor de açúcar.

 

No caso dos pratos e doces que contêm amendoim, também é necessário evitar o consumo em grandes quantidades. Embora seja considerado um alimento funcional, é fundamental que a ingestão seja feita em quantidades adequadas para obter os benefícios esperados.

 

Assim como os alimentos à base de coco, pois quando ingeridos de forma excessiva podem trazer malefícios, por serem ricos em gorduras saturadas.

 

Bebidas alcoólicas

 

Para aproveitar a diversão enquanto cuida da saúde, é igualmente essencial ter atenção com o consumo de bebidas alcoólicas. Portanto, ao desfrutar do vinho quente ou do quentão, é importante lembrar das seguintes orientações: "Evite consumir as bebidas de estômago vazio e mantenha-se sempre hidratado, alternando o consumo com água. Recomenda-se ingerir a menor quantidade possível, com uma média de 1 a 2 copos, no máximo", enfatiza Marlucy.

 

O que evitar

 

Para manter uma dieta saudável, a nutricionista sugere evitar alimentos ultraprocessados, como salsicha, presunto, refrigerantes, sucos de caixinha e bolos industrializados. Esses alimentos são geralmente ricos em aditivos, açúcares e gorduras pouco saudáveis.

 

Todos podem aproveitar

 

Durante as festividades, é crucial que pessoas com doenças preexistentes e condições de saúde, como diabetes, colesterol e triglicerídeos altos, assim como excesso de peso, tenham um cuidado especial com a alimentação: “É possível, sim, desfrutar das delícias das festas juninas, como pé-de-moleque, batata-doce, canjica e cocada, mantendo a glicemia sob controle. Não há necessidade de restrições, mas o segredo está na moderação".



 

Fonte: Estado de Minas

Imagem: Shutterstock