Escritoras piauienses podem participar do prêmio Carolina Maria de Jesus

por Ângela Núbia Carvalho Sousa publicado 05/06/2023 19h35, última modificação 05/06/2023 19h33
As inscrições estão abertas até o dia 10 de junho e serão contempladas 40 obras escritas por mulheres cis ou trans e cada uma receberá o valor de R$ 50 mil

Estão abertas, até o dia 10 junho, as inscrições para o Prêmio Carolina Maria de Jesus, edital para obras literárias inéditas produzidas por mulheres brasileiras. A iniciativa é do governo federal, por meio do Ministério da Cultura. Serão contempladas 40 obras escritas por mulheres cis ou trans e cada uma receberá o valor de R$ 50 mil.

 

Podem participar mulheres cis ou trans, maiores de 18 anos, nascidas no Brasil ou naturalizadas brasileiras. Haverá reserva de vagas para mulheres com deficiência, negras, indígenas, ciganas ou quilombolas.

 

A coordenadora de Educação e Cultura da Secretaria Estadual das Mulheres (Sempi), Erika Ruth Melo, disse que é uma oportunidade para as escritoras piauienses publicarem suas obras, pois os custos são altos e nem sempre as mulheres dispõem de recursos financeiros para a publicação. Ela destaca que é importante que as escritoras do Piauí concorram para ampliar seus orçamentos e também para dar visibilidade ao trabalho das mulheres na cultura.

 

“Nós, da Secretaria das Mulheres, incentivamos as mulheres do Piauí a publicarem seus livros e nos colocamos à disposição para construir juntas. Nosso intuito é que as mulheres publiquem e sejam vistas. É por meio da literatura, da escrita e do conhecimento que nós rompemos com o estigma de que as mulheres não têm a mesma capacidade intelectual que os homens. O Prêmio Carolina Maria de Jesuss valoriza a mulher, para que ela tenha um local dentre aqueles que são conhecidos como parte do mundo das letras”, ressalta a coordenadora.

 

As obras podem ser inscritas nas seguintes categorias: conto, crônica, história em quadrinho, poesia, romance e roteiro de teatro; e devem ter, no mínimo, 49 páginas. O concurso é dividido em três etapas: habilitação das inscrições; avaliação e seleção (eliminatória e classificatória); e resultado final e premiação.

 

Para ler o edital completo, clique aqui. A inscrição deve ser feita no site do Mapa da Cultura, sendo necessário criar um cadastro na plataforma.

 

 

Fonte: Redação CCom

Imagem: Divulgação.