Curso de Moda da UFPI está entre os 10 melhores do Brasil, aponta ranking

por Ângela Núbia Carvalho Sousa publicado 18/05/2022 12h44, última modificação 18/05/2022 12h44

 

Impulsionando o desenvolvimento têxtil e a formação de novos profissionais, o Curso de Bacharelado em Moda, Design e Estilismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI) aparece na 9ª posição do “Guia das 10 melhores faculdades de moda públicas do Brasil”. A lista foi produzida pelo site FFW, uma das principais plataformas de conteúdo sobre moda do Brasil, que considerou a pesquisa do ranking universitário da Folha de São Paulo (RUF). Acesse o guia.

Entre as ações promovidas pelo Curso de Moda, o guia destaca a revista Contrafio e o evento Piauilismo Fashion Day para mostrar trabalhos de alunos egressos. A Coordenadora do Curso, Gizela Falcão recebe com entusiasmo a pesquisa. “A conquista motiva o corpo docente e discente, para que possamos continuar produzindo novos projetos científicos e de extensão. Então, é muito importante estar presente no ranking”, afirmou.

A revista Contrafio, lançada em fevereiro de 2022, caminha para a sua segunda edição. A publicação on-line visa inovar e fortalecer a forma como as informações na área da moda são veiculadas em Teresina, apresentando-se como ferramenta para a divulgação de trabalhos desenvolvidos por alunos, egressos, professores e demais profissionais da área. Confira aqui.

Consagrado como um dos mais importantes eventos de moda do Piauí, o Piauilismo resulta numa vitrine para os novos profissionais da área. Com 13 edições, o evento ocorre como trabalho prático dos estudantes para a conclusão do curso. O Piauilismo se dá pela junção de três disciplinas: Projeto de Coleção I e II, Montagem de Desfile e Curadoria.

piauilismo2018.2-20.jpg

Desfile do Evento Piauilismo, Edição de 2018.2 - Arquivo SCS/UFPI

“O Piauilismo é o momento que aproxima a moda e os nossos estudantes da comunidade. Além disso, temos outros projetos e eventos, como a EXPOMODA, e um grande investimento nas redes sociais. Através da divulgação digital, buscamos conseguir um maior alcance das nossas atividades”, ressaltou a Profa. Gizela Falcão. 

 

Empresa Júnior - O Curso de Moda ainda conta com empresa júnior, a Mode Jr. Criada em 2017, a iniciativa reúne estudantes e professores para a elaboração de estratégias de empreendimento no campo de estudo. A empresa retoma seus trabalhos, após período de pandemia.

aula_cicero.jpg

Aula de Fotografia em Moda, do Professor Cícero de Brito: Foto: Arquivo SCS/fevereiro de 2022

Atualmente, a graduação conta com mais de 500 alunos ativos. O corpo docente é formado por 16 professores: 6 doutores, 3 doutorandos, 6 mestres e 1 especialista.

Estrutura - A estrutura física também foi fundamental para a avaliação do guia. Localizado como um anexo do Centro de Ciências da Educação (CCE), o prédio possui salas de aula, biblioteca, e diversos laboratórios que atendem às necessidades de conhecimento em criação de moda, desenho, estamparia, fotografia, informática, modelagem, moulage, montagem e tecnologia têxtil. 

O Curso de Bacharelado em Moda, Design e Estilismo da UFPI tem duração de 4,5 anos. O novo Projeto Pedagógico do Curso, que entra em vigor em breve, diminui o tempo para 4 anos.

 

Fonte: Ascom UFPI

Imagem: Reprodução