Alerta: Piauí registra aumento de 1.839% de casos de Covid-19

por Ângela Núbia Carvalho Sousa publicado 28/06/2022 22h19, última modificação 28/06/2022 22h19
Dados do Boletim Epidemiológico Covid-19 da 25ª Semana mostram ainda que a taxa de transmissibilidade saltou de 1.05 para 1.43.

O Boletim Epidemiológico Covid-19 da 25ª Semana - 19 a 25 de junho - traz um alerta à população piauiense: o estado apresentou um aumento de 1.839% nos casos positivos de Covid-19, em comparação aos últimos sete dias. A média móvel de óbitos pela doença, que estava zerada, subiu para 01 caso na última semana. Atento a esses números, o Comitê de Operações Emergenciais (COE) do Piauí esteve reunido nesta terça-feira (28).

 

Dados do Boletim Epidemiológico Covid-19 da 25ª Semana mostram ainda que a taxa de transmissibilidade saltou de 1.05 para 1.43. Os números de internados em leitos clínicos por Covid-19 também estão crescendo no estado. Nos últimos sete dias, a ocupação dos leitos clínicos saiu de 28 para 40. Já as UTIs apresentaram uma leva queda, saindo de 19 leitos ocupados para 17. A ocupação dos leitos de estabilização também teve um decréscimo, passando de 08 para 04 internados.

 

“Sabemos que as vacinas são essenciais para que o número de casos graves e complicações da doença não ocorram. Então pedimos mais uma vez àqueles 755.519 piauienses, que estão com sua dose de reforço em atraso, e aqueles que não tomaram nenhuma dose das vacinas, ou esteja com alguma em atraso, que vão aos postos de saúde de suas cidades e se imunizem”, reforça o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior.

 

Na reunião do COE, também foram apresentados os números de positividade dos testes de RT-PCR, realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI), que estão na 5ª semana consecutiva de aumento. Nos últimos sete dias, a taxa de positividade subiu de 5.93% para 13.03%.

 

“Infelizmente estamos registrando esse novo crescimento no número de casos, nessas últimas semanas, e devemos ficar atentos, mantendo os cuidados necessários para evitar a infecção, principalmente a continuidade do uso de máscaras em locais fechados, transportes públicos em áreas com aglomerações”, disse o médico infectologista e membro do COE José Noronha.

 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) também alerta a população piauiense, para que continue mantendo as medidas, determinadas no último decreto, e procure os postos de vacinação para tomar suas doses dos imunizantes contra a Covid-19. A Sesapi também está disponibilizando mais de 300 mil testes aos municípios através das regionais de saúde.

 

“Este crescimento dos casos nos coloca em atenção e pedimos à colaboração do povo do Piauí para que sigam as medidas estabelecidas no último decreto, que retomou o uso de máscaras em ambientes fechados no estado e que busquem os postos de saúde e tomem todas as doses necessárias para imunização completa e reforço. A secretaria, preocupada com aumento dos casos, também vai estar ofertando aos municípios 315.835 testes para detecção do vírus”, lembra o gestor.

 

O Piauí retomou o uso de máscaras em todos os ambientes fechados há mais de dez dias. A medida está sendo adotada devido ao aumento de casos de Covid-19. O decreto também estabeleceu que idosos e imunossuprimidos devem continuar a usar máscara em qualquer ambiente. Além disso, a Sesapi também está reforçando as ações do programa Busca Ativa nos municípios.

 

No Piauí, a vacinação contra a Covid-19 está direcionada a toda população acima de 05 anos de idade. Para aqueles maiores de 12 anos, a vacina já está disponível também como reforço, que deve ser tomada 04 meses após a segunda dose. Para os maiores de 18 anos, a segunda dose de reforço também está liberada e deve ser aplicada também no prazo de 04 meses após a primeira dose de reforço.

 

Fonte: Sesapi

Imagem: Reprodução

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.