Warton Lacerda defende implementação de projeto cearense de esporte no Piauí

por Iury Aragão publicado 07/03/2023 12h55, última modificação 15/03/2023 09h46
Projeto Areninhas é modelo de inclusão social no estado vizinho

Na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta terça-feira (7), o deputado Warton Lacerda (PT) utilizou a tribuna para enfatizar um requerimento apresentado ao Governo do Estado em que solicita a implantação de um projeto esportivo no Piauí inspirado no Projeto Areninhas, que é desenvolvido no Ceará. A política pública cearense alia a construção de praças esportivas de qualidade com a disponibilidade de serviços de assistência social.

De acordo com o parlamentar, mais de 300 areninhas já foram construídas no estado vizinho. Elas ficam localizadas, principalmente, nas periferias das cidades e se tornam um canal de acesso a direitos por parte da população mais pobre. Warton Lacerda argumenta que essa é uma forma de reduzir a violência e que o gasto em esporte evita o gasto com segurança.

Os deputados Dr. Gil Carlos (PT) e Dr. Thales Coelho (Progressistas) se uniram na defesa do esporte como forma de melhorar a saúde e a sociabilidade dos jovens piauienses. O parlamentar progressista destacou o projeto Escolinha nas Escolas, de Warton Lacerda, que foi vetado pelo Governo do Estado e que espera uma nova apreciação favorável do Plenário da Alepi sobre a matéria. Para Dr. Thales Coelho, aliar esporte e educação rende frutos para toda a sociedade piauiense.

Outro tema relacionado à saúde, mas de forma mais direta, foi abordado pelo deputado Dr. Felipe Sampaio (MDB). Ele falou sobre a visita que fez ao Hospital São Marcos na última sexta-feira (3), em que pôde conhecer melhor a estrutura do estabelecimento. Após a ação, ele apresentou requerimento solicitando à Prefeitura de Teresina explicações sobre o atraso nos repasses à unidade hospitalar.

Gessivaldo Isaías (Republicanos) também tratou de saúde ao comemorar os Projetos de Lei de sua autoria que foram sancionados pelo Poder Executivo. Entre eles, destacou o Banco de Cadeira de Rodas e a Identificação de Pessoas com Doenças Raras. Outro projeto que o parlamentar agradeceu pela sanção trata da criação do Banco de Rações do estado do Piauí que deve servir a instituições que cuidam de animais. O deputado pretende realizar audiência pública sobre o tema.

BAIXA GRANDE DO RIBEIRO - O deputado Henrique Pires (MDB) utilizou a tribuna da Alepi para defender o prefeito José Filho, de Baixa Grande do Ribeiro. Segundo o parlamentar, foram feitas acusações sem base sobre um decreto que declara situação de emergência de algumas estradas vicinais do município. A medida visa agilizar obras em infraestruturas utilizadas por estudantes e pacientes que sofreram por conta das fortes chuvas na região.

Nícolas Barbosa - Edição: Iury Parente