Serviço Social promove roda de conversa pelo Setembro Amarelo

por Katya D'Angelles publicado 26/09/2023 14h10, última modificação 26/09/2023 15h14
Palestra buscou abordagens sobre prevenção ao suicídio

Engajada nas ações do Setembro Amarelo, que visa conscientizar a sociedade para a prevenção ao suicídio,a Assembleia Legislativa do Piauí em parceria com a Secretaria de Saúde do Piauí- SESAPI realizou na manhã desta terça-feira (26), na Escola do Legislativo, uma roda de conversa com o tema: Prevenção: Estratégia para valorização da Vida, dentro da programação da campanha Setembro amarelo. A palestra foi ministrada pela Psicóloga Clínica Amparo Maria Silva.


Amparo Maria Silva falou da importância de acolher as crianças que serão os adultos de amanhã e disse também que falar de saúde mental é dar oportunidade às crianças e mostrar a elas a potencialidade que elas tem e principalmente as variáveis que permeiam o cotidiano de cada uma delas. “Mostrar para essas crianças que as emoções estão dentro de cada um de nós, que fazem parte desse cotidiano. Se elas gerenciam essas emoções elas vão compreender que os dias melhores e os dias piores tem razão de ser dentro desse espaço chamado vida”, afirmou. 


A palestrante disse ainda que prevenir o suicídio é preciso entender a problemática da família, o relacionamento entre pais e filhos, a escola , a sociedade como um todo.


A Gerente de Prevenção ao Suicídio da Secretaria de Saúde do Piauí, Cláudia Oliveira de Brito destacou que que essa ação é de saúde mental , para discutir, quebrar o tabu e falar sobre o tema suicídio. “Nós convocamos um grupo de trabalho , um grupo
de ação de prevenção ao suicídio que faz parte do trabalho de prevenção do setembro amarelo. Essa gerência é uma inovação no Brasil e tá com o plano continuado de ação integrada de ação ao suicídio., concluiu.


A funcionária da assembleia, Ângela Vasconcelos, ressaltou a importância do tema e disse que a doutora Amparo tem mais de 20 anos de experiência na área e ela abordou aspectos importantes como a prevenção e valorização da vida. Ela ressaltou aspectos de como prevenir o suicídio e falou também dos fatores de risco e os canais de como você abordar essas pessoas para puder ajudá-las.

 


Liuce Santos - Edição: Katya D'Angelles