Parlamentares visitam novo Espaço de Saúde da Assembleia

por Iury Aragão publicado 23/05/2023 11h10, última modificação 23/05/2023 12h08
As novas instalações funcionarão na zona leste, a serviço da saúde dos servidores

Acompanhado por uma comitiva de deputados, o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva (PT), realizou, nesta terça-feira (23), a entrega do novo Espaço de Saúde da Assembleia (Esalpi), que funcionará na zona leste, para atendimento aos servidores, dependentes e pensionistas do Legislativo. A unidade será gerenciada pelo Instituto Saúde e Cidadania (Isac), organização social que administra 11 unidades públicas de saúde em quatro estados e no Distrito Federal. Os atendimentos ao público iniciam já na próxima semana.

Franzé Silva destacou que a modernização do setor médico foi um dos compromissos assumidos como presidente do Legislativo. "Nós, parlamentares, temos um bom plano de saúde, mas precisamos cuidar dos nossos colaboradores, das pessoas que batem à porta dos nossos gabinetes. Tínhamos que sair daquela situação precária, que estava ali acomodada há vários anos e precisava de uma reformulação. A Mesa Diretora aprovou e buscamos a qualificação das OSs [Organizações Sociais] hoje registradas no governo do estado e encontramos o Instituto Isac, que vem na missão de fazer uma gestão ágil e eficiente", frisou.

"O que a gente tem pra oferecer é o nosso compromisso com a excelência do serviço, com a humanização desse espaço. O Piauí é o sexto estado em que estamos chegando. Viemos com garra e muita vontade de trabalhar. Estamos aqui pra contribuir e o que for melhor pra vocês", ressaltou a presidente do Isac,  Evane de Lourdes Simonassi.

O secretário estadual de Saúde, Antônio Luiz, disse que o governador Rafael Fonteles (PT) está trabalhando para qualificar OSs para administrar hospitais em Parnaíba, Campo Maior e no Mocambinho. "Não é privatização. É uma gestão melhorada, mais eficiente. Dos 40 melhores hospitais públicos, 39 são gerenciados por OS. A gestão indireta é mais eficiente do que a direta. Tem mais flexibilidade. A saúde tem uma demanda muito rápida, qualquer coisa gera despesas, gastos que precisam ser feitos com rapidez, e a burocracia do setor público atrapalha", explicou.

O presidente da Associação de Servidores da Alepi, Francisco Bilé, destacou o trabalho que vem sendo realizado pela atual gestão da Alepi. "Paulatinamente, o presidente vem cumprindo aquilo que prometeu. Ele havia prometido colocar nossos salários em dia, dentro do mês, e conseguiu. Tinha prometido espaço novo para o serviço médico dos servidores, espaço moderno, bem equipado, ampliado, e está nos entregando hoje. Acordou conosco que, a partir do segundo semestre, daria o reajuste dos servidores. Vendo como ele vem cumprindo as promessas, nos faz acreditar que será mais uma etapa cumprida", afirmou Bilé.

O evento também foi prestigiado pelo vice-presidente da Alepi, Evaldo Gomes (Solidariedade), e pelos deputados Aldo Gil (Progressistas), Dr. Felipe Sampaio (MDB), Dr. Gil Carlos (PT), Dr. Thales Coelho (Progressistas), Elisângela Moura (PCdoB), Fábio Novo (PT), Francisco Limma (PT), Georgiano Neto (MDB), Gessivaldo Isaías (Republicanos), Gustavo Neiva (Progressistas), Hélio Isaías (PT), João Mádison (MDB), Rubens Vieira (PT), Severo Eulálio (MDB), Simone Pereira (MDB) e Ziza Carvalho (MDB), além dos deputados licenciados Flávio Júnior (PT) e Firmino Paulo (PT).

Diversas especialidades médicas serão oferecidas no Espaço de Saúde, como oftalmologia, ginecologia e pediatria. Os servidores também terão acesso a serviços odontológicos e de fisioterapia, com salas amplas e aparelhos modernos, na rua Thomaz Tajra, 585, no bairro Jóquei. O serviço vai funcionar de segunda a sexta, das 7 às 19 horas, e aos sábados, das 7 às 12 horas.

Cristal Sá - Edição: Iury Parente