PARLAMENTARES DO FUTURO: Posse dos eleitos acontece hoje

por Katya D'Angelles publicado 26/02/2024 08h50, última modificação 26/02/2024 10h05
Trinta estudantes tomam posse como “parlamentares do futuro” na Assembleia Legislativa do Piauí

A posse dos 30 parlamentares do futuro está marcada para as 10 horas desta segunda-feira (26), no Plenarinho Prado Júnior. A solenidade marca o início de uma das mais importantes fases do projeto “Parlamento do Futuro”.

A iniciativa é realizada pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), por meio da Escola do Legislativo, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) e o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Educação (Seduc-PI).

“Eles tomam posse e começam os trabalhos legislativos. O objetivo é levar a juventude a conhecer o trabalho e a força do Parlamento”, afirma o presidente da Alepi, deputado Franzé Silva (PT), ao destacar o pioneirismo do projeto.

Representatividade – Os partidos com as maiores bancadas são o Partido da Educação e Cultura (PEC) e o Partido da Saúde e Esporte (PSE), com 11 e 7 membros, respectivamente. Os dois partidos concentram 60% das cadeiras do Legislativo. O Partido da Agricultura e Meio Ambiente (PAMA) conta com cinco representantes; o Partido do Empreendedorismo e Geração de Renda (PEGR) e o Partido dos Direitos Humanos, Equidade e Cidadania (PDHEC) elegeram três representantes cada. Já o Partido da Segurança Pública (PSP) é minoria, com apenas um deputado eleito.
Partidos – Os temas que deram nome aos partidos foram escolhidos pela comissão organizadora, de acordo com as principais demandas sociais. Os estudantes receberam, junto com a ficha de filiação, um compilado com os princípios e valores de cada partido.

“Eles leram a filosofia desses partidos e escolheram aquele com o qual tinham mais afinidade. Após a filiação, foram feitas as convenções partidárias nas escolas e dessas convenções saíram os candidatos representantes de cada partido”, explica o coordenador de projetos da Escola do Legislativo, Francisco Farias.

O processo – As eleições envolveram 81 candidatos, de 21 escolas da rede pública estadual de educação, de todos os territórios piauienses.
Os estudantes são de 18 municípios: Altos, Barras, Bom Jesus, Campo Maior, Corrente, Floriano, Fronteiras, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Picos, Piripiri, Regeneração, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina, Uruçuí, Valença.



Eleitos – Ádrya Yasmim, Ana Vitória, Antônio Marciel, Antony Ramos, Ariolino Lima, Azafe Caleb, Daniel Carvalho, Gabriel Barbosa, Henry Carneiro, Igor Samuel, Izamara Isabela, Jamile dos Santos, João Pedro, João Sotero, João Vitor, Kaylane Mendes, Klasnic de Sousa, Luciano Henrique, Luís Guilherme, Luiza Carvalho, Marcos Antônio, Marina Santos, Marissol Gomes, Pedro Victor, Sthefany Vitória, Victor Manoel, Vinícius Gabriel, Wanderson Mota, Wesley Felipe, Withinney dos Santos.

REPRESENTATIVIDADE PARTIDÁRIA
Ø Partido da Educação e Cultura (PEC) – 75
1. Ana Vitória (Fronteiras)
2. Ariolino Lima (Teresina)
3. Azafe Caleb (Altos)
4. Daniel Carvalho (Paulistana)
5. Gabriel Barbosa (Barras)
6. Igor Samuel (Teresina)
7. Izamara Isabela (São João do Piauí)
8. João Pedro (Campo Maior)
9. João Vitor (Regeneração)
10. Kaylane Mendes (Teresina)
11. Pedro Victor (Piripiri)
Ø Partido da Saúde e Esporte (PSE) – 85
1. Henry Carneiro (Corrente)
2. Jamile dos Santos (Parnaíba)
3. Luciano Henrique (Teresina)
4. Luís Guilherme (Altos)
5. Vinícius Gabriel (Valença)
6. Wesley Felipe (Picos)
7. Withinney dos Santos (Oeiras)
Ø Partido da Agricultura e Meio Ambiente (PAMA) – 66
1. João Sotero (Teresina)
2. Luiza Carvalho (Teresina)
3. Marina Santos (Parnaíba)
4. Marissol Gomes (Uruçuí)
5. Victor Manoel (Picos)
Ø Partido do Empreendedorismo e Geração de Renda (PEGR) – 90
1. Antônio Marciel (Altos)
2. Sthefany Vitória (Bom Jesus)
3. Wanderson Mota (Floriano)
Ø Partido dos Direitos Humanos, Equidade e Cidadania (PDHEC) – 89
1. Ádrya Yasmim (Barras)
2. Klasnic de Sousa (São Raimundo Nonato)
3. Marcos Antônio (Picos)
Ø Partido da Segurança Pública (PSP) – 80
1. Antony Ramos (Piripiri)


Cristal Sá – Edição: Katya D’Angelles