Gustavo Neiva cobra melhorias na segurança e na educação

por paulo — publicado 17/03/2022 13h35, última modificação 17/03/2022 13h42
Para o deputado, a segurança pública está muito ruim, com inúmeras ocorrências sendo notíciadas na imprensa.
Gustavo Neiva cobra melhorias na segurança e  na educação

Deputado estadual Gustavo Neiva (PSB)

O deputado estadual Gustavo Neiva (PSB) mostrou, na sessão plenária desta quinta-feira (17) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), notícia sobre um assalto a três estudantes que estavam a caminho da escola no bairro Mocambinho, afirmando que esse fato mostra a incompetência do governo do Estado em relação à segurança e à educação.

Para o parlamentar, a segurança pública está muito ruim, com inúmeras ocorrências sendo mostradas pelos jornais. “Nós perdemos a paz e o Estado já perdeu o controle da segurança. A insegurança é de norte a sul no Piauí. Ela já irradiou para os pequenos municípios”, disse.

Em relação aos problemas na educação, Gustavo Neiva afirmou que tem denunciado sistematicamente e cobrado o governo do Estado. “São mais de dois anos sem aula, professores em greve, as escolas sucateadas. É uma situação deplorável. A educação está no fundo do poço”, declarou.

O deputado também lembrou que o governo estadual recebeu verba proveniente dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Para ele, essa é uma oportunidade de ouro para mudar a educação do Piauí, mas o executivo tem gastado de maneira incorreta, sem valorizar os profissionais da educação e sem investir na estruturação das escolas.

O presidente da Alepi, Themístocles Filho (MDB), disse que em todos os Estados do Brasil há problemas de segurança e na educação, o que também ocorre no Piauí. No entanto, disse que faz pesquisas há muitos anos e “no meu entender os índices de 30 anos atrás não aumentaram aqui”.

O deputado Coronel Carlos Augusto (MDB) usou seu tempo durante os pequenos avisos na plenária para defender o sistema de segurança pública do Piauí. “Hoje temos policiais qualificados, com bons armamentos, com viaturas novas em todos os municípios. Reconhecemos que não vivemos dentro de um sistema perfeito. Mas a segurança pública de nosso Estado e do Brasil só vai melhorar quando tivermos uma política verticalizada, vindo de Brasília para todos os Estados”, defendeu.

CACs - Coronel Carlos Augusto contou que esteve no Comando da Polícia Militar do Piauí lançando o procedimento básico de atendimento a ocorrências aos caçadores, atiradores e colecionadores de armas (CACs).

Iury Parente - Edição: Katya D'Angelles

registrado em: