Francisco Limma apresenta projeto sobre política de incentivo à agroecologia e alimentos orgânicos

por Iury Aragão publicado 07/03/2023 13h45, última modificação 15/03/2023 09h59
Outros dois projetos e sete requerimentos foram lidos na sessão plenária da Alepi

Projeto de autoria do deputado Francisco Limma (PT) que cria a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica do estado do Piauí (PEAPO) foi apresentado na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta terça-feira (7). Na matéria, o parlamentar aponta diversos objetivos que devem ser alcançados por meio da política, como o fortalecimento da produção soberana de alimentos no estado, a conservação de patrimônio cultural e natural e a dinamização das redes de economia solidária.

Outros dois projetos de Francisco Limma foram lidos no Plenário. Um deles reconhece a utilidade pública da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Estado do Piauí. Na outra matéria, o parlamentar quer obrigar a afixação de cartazes com informações sobre isenções de custas e emolumentos em alguns procedimentos que abrangem processos de regularização fundiária nos cartórios de registro de imóveis.

Na mesma sessão, o deputado Dr. Thales Coelho (Progressistas) apresentou quatro requerimentos. Ao Departamento de Estradas e Rodagens do Piauí (DER), requereu providências referentes à recuperação da PI-141, no trecho que liga a cidade de Canto do Buriti a São João do Piauí. A Secretaria de Saúde também foi requerida pelo parlamentar com solicitações de implantação de novos hospitais regionais e, juntamente com a Secretaria de Segurança, a colocação de efetivos policiais nos postos de saúde, Unidades Básicas de Saúde e hospitais.

Uma homenagem ao ex-deputado federal José Francisco Paes Landim é objeto de outro requerimento de Dr. Thales Coelho. Ele quer o reconhecimento do trabalho parlamentar do político por meio da entrega da medalha Petrônio Portela. Outras sessões solenes foram propostas por Dr. Gil Carlos (PT). Os requerimentos preveem homenagear o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (HEMOPI) e a Defensoria Pública.

Nos requerimentos que solicitam melhorias na área da saúde, inclui-se o apresentado por Dr. Felipe Sampaio (MDB). Ele solicitou à Prefeitura de Teresina esclarecimentos sobre atrasos nos repasses das verbas do Sistema Único de Saúde (SUS) ao hospital São Marcos.

Nícolas Barbosa/ Liuce Reis - Edição: Iury Parente