Dr. Thales Coelho cobra mais segurança para profissionais da saúde e população

por Iury Aragão publicado 09/02/2023 14h09, última modificação 09/02/2023 14h09
O deputado destacou a necessidade de investimentos em segurança para os profissionais que atuam nas unidades de saúde

O deputado estadual Dr. Thales Coelho (Progressistas) discursou, durante sessão plenária desta quinta-feira (9) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), sobre demandas na área da saúde. O parlamentar, que visitou o Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí (CRM-PI) nesta manhã, destacou a necessidade de investimentos em segurança para os profissionais que atuam em Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais e para a população que utiliza os serviços desses estabelecimentos.

“Falta segurança nos locais de trabalho, tanto nas UBS, quanto em hospitais. É preciso segurança nos postos de saúde. Os médicos, os profissionais da área de saúde e pacientes ficam à mercê da criminalidade. É preciso segurança policial nos postos de saúde e hospitais.  A população precisa ir ao médico e se sentir segura no momento de seu atendimento”, afirmou.

Ainda na tribuna, Dr. Thales Coelho comentou outras demandas do Conselho. “Outro ponto levantado foi a situação dos constantes atrasos salariais, principalmente nos repasses médicos. De acordo com o Conselho, os meses de novembro, dezembro e janeiro estão atrasados. Os médicos dedicam boa parte da sua vida a estar nas estradas para levar  acolhimento e saúde, mas são ignorados ao não receber seus salários”, disse.

“Não podemos esquecer da realidade do estado, principalmente em relação à falta de estrutura. Faltam hospitais regionais que desafoguem a capital. Faltam insumos e estruturas nos hospitais regionais já existentes. O governador Rafael Fonteles esteve nesta Casa e foi claro ao dizer que a educação será o foco do seu governo. Mas peço ao governador que dê atenção à saúde, pois sem saúde de qualidade nada pode ser feito”, defendeu.

O deputado destacou ainda que manterá diálogo com outras categorias profissionais, como enfermagem, psicologia e fisioterapia.

AGRADECIMENTOS - O discurso do deputado também foi marcado pelos agradecimentos aos eleitores em razão da votação obtida pelo parlamentar. Na ocasião, o deputado Marden Menezes (Progressistas) e Gustavo Neiva (Progressistas) parabenizaram o parlamentar e disseram acreditar que a experiência do parlamentar na vida pública e no exercício da medicina terá muito a contribuir com o estado.

Na ocasião, o deputado estadual Dr. Felipe Sampaio (MDB), que também é médico, destacou que tem a saúde como bandeira de trabalho. “Sinto-me feliz de ver outros amigos médicos nesta Casa para lutarmos juntos por uma saúde de qualidade. Já atuei como secretário de saúde em dois municípios e sei das dificuldades como a questão de pagamentos dos médicos do nosso estado. Temos que lutar por mais qualidade e pagar médicos, enfermeiros, técnicos e toda a classe em dia porque eles precisam ser valorizados”, finalizou.

Andréia Sousa - Edição: Iury Parente