Deputados destacam comemorações de adesão do Piauí à Independência do Brasil

por Iury Aragão publicado 24/01/2023 12h55, última modificação 28/01/2023 21h04
Parlamentares estaduais acompanharam o governador e o presidente da Assembleia Legislativa nas celebrações em Oeiras

Deputados estaduais que participam, nesta terça-feira (24), em Oeiras, da celebração alusiva à adesão do Piauí à Independência do Brasil, afirmaram que as comemorações, que foram iniciadas na última segunda-feira (23), mostram a importância do estado na luta contra os portugueses pela libertação do Brasil, assinalando que contribuem, também, para melhorar a autoestima dos piauienses.

 

O deputado B. Sá (Progressistas) disse que estava feliz em participar das comemorações. “Nós estamos recebendo em Oeiras o governador Rafael Fonteles, o que eleva a grandeza deste momento ímpar. O governador, mais uma vez, renova seu compromisso com a cidade e com o Piauí”.

 

O líder do Governo, deputado Francisco Costa (PT), afirmou que estava alegre em participar das comemorações ao lado do governador Rafael Fonteles e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Franzé Silva (PT). Ele destacou a participação dos piauienses na luta pela independência do Brasil, frisando que Oeiras é um berço cultural e turístico que tem espelhado na fé a origem e a imagem do seu povo.

 

O deputado Fábio Novo (PT) disse que é uma honra comemorar a adesão do Piauí à Independência do Brasil em Oeiras. “Hoje tive o prazer de visitar o Sobrado Major Selemérico, o primeiro palácio do Governo, e eu tive o prazer, como Secretário de Cultura do Estado, de recuperar esse patrimônio. E é nesse prédio que está a mesa onde o Visconde da Parnaíba assinou atos importantes, dentre eles, o decreto de adesão do Piauí à Independência do Brasil. Esse espaço hoje guarda muito da nossa história e da nossa memória. Temos uma sala com telas pintadas pela artista Dora Parentes que mostra retratos dos governadores do período provincial. Então é um momento muito importante aqui na nossa primeira capital, ressaltando a importância do Piauí não só para a independência do Brasil, mas no contexto para que possamos ter um território brasileiro cristalizado por total. Então foi a insurgência de Oeiras, de Parnaíba, de Piracuruca e a insurgência que resultou na Batalha do Jenipapo em Campo Maior que consolidou o território nacional. Essa é uma data muito importante e solenidades como essa encorajam mais e mais pessoas a fazerem mais pelo Piauí”, afirmou o parlamentar.

DESENVOLVIMENTO - O deputado Hélio Isaías (PT) declarou que Oeiras fez parte da luta da independência do Brasil, bem como outras cidades, dentre elas, Campo Maior, Piracuruca, Parnaíba e Teresina.

 

“Este momento sempre foi lembrado pelo ex-governador e ministro Wellington Dias e agora pelo governador Rafael Fonteles, que faz inaugurações e participa de vários eventos em Oeiras, como culto evangélico, missa e homenagens a várias pessoas e lideranças que colaboraram para o desenvolvimento do Piauí e prestaram serviços a Oeiras. Então, como oeirense, estamos orgulhosos de participar e fazer parte desta história”, acrescentou Hélio Isaías.

 

O deputado estadual eleito Gil Carlos (PT), que assumirá o mandato no próximo dia primeiro de fevereiro, disse que “o Piauí teve participação efetiva na independência do Brasil e foi no solo piauiense que houve a única batalha em que, de fato, brasileiros bravos, piauienses, levantaram suas armas para enfrentar a coroa portuguesa”.

 

Gil Carlos ressaltou que as comemorações têm “um simbolismo enorme e mostra de fato a identidade do povo piauiense. Essas celebrações servem para resgatar a autoestima do piauiense e projetar o nosso futuro. Estou muito otimista com o governo que se inicia no nosso estado, aliado ao presidente Lula e ao ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias”.

 

 

J. Barros – Edição: Iury Parente