Deputada Teresa Britto defende a conservação de mananciais

por paulo — publicado 23/03/2022 13h20, última modificação 23/03/2022 13h51
A deputada do PV lembrou que o Brasil tem o maior volume aquífero do mundo.

A deputada estadual Teresa Britto (PV), em pronunciamento na sessão desta quarta-feira (23) da Assembleia Legislativa, defendeu a conservação dos mananciais e o combate ao desperdício de água potável no mundo. Ela lembrou que ontem, dia 22, foi o Dia Mundial das Águas, para lembrar a todos os povos que esse recurso essencial à vida é finito e vem sendo degradado cada vez mais rapidamente ano após ano.

A deputada afirmou que o Brasil tem o maior volume aquífero do mundo devido à bacia amazônica, mas isso vem sendo reduzido gradualmente graças ao desmatamento. Nas cidades, a falta de saneamento contribui drasticamente para que os recursos hídricos sejam cada vez mais devastados, causando sérios prejuízos à saúde da população e gastos aos governos.

“No Piauí, temos um grande lençol freático na região de Cristino Castro, onde poços jorrantes mostram o desperdício há vários anos. Temos rios cujas nascentes estão devastadas pela falta de cuidados, as matas ciliares não existem mais. Água é um recurso finito, se não cuidar acaba. O nosso corpo tem mais de 70% de água. Ela é essencial para os alimentos, para a higiene. Temos o rio Parnaíba e o rio Gurguéia, que em muitos locais estão quase secos”, lamentou.

Para ela, a necessidade de cuidar dos recursos naturais é mais do que urgente. É preciso recuperar as matas ciliares e as nascentes dos rios sob pena de que dentro de poucos anos eles deixem de existir. É preciso plantar árvores, cobrar dos governos a aplicação dos governos as leis que já existem e fazer seminários de conscientização das pessoas para que a tragédia não continue aumentando.

“É preciso criar a cultura do reaproveitamento, da reutilização, como já fazem os países do primeiro mundo. As pessoas lavam suas calçadas e desperdiçam água, irrigam as suas plantas e não reutilizam a água. É preciso focar na educação ambiental e na educação formal para que tenhamos uma sociedade bem sucedida”, afirmou.

Durvalino Leal