Deputada Elisângela Moura destaca a realização do 8º Congresso de Trabalhadores Rurais

por paulo — publicado 02/02/2022 14h35, última modificação 02/02/2022 14h35
O Congresso é virtual e conta com a participação de 205 municípios piauienses, de 456 delegados sindicais e de agricultores e agricultoras do estado.

Deputada estadual Elisângela Moura (PCdoB)

A deputada estadual Elisângela Moura (PCdoB), na sessão plenária desta quarta-feira (2) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), destacou o 8º Congresso de Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí, que ocorre entre os dias 1º e 3 de fevereiro, de forma online.

O Congresso conta com a participação de 205 municípios piauienses, de 456 delegados sindicais e de agricultores e agricultoras. “O objetivo é fazer uma grande análise da situação que passa o país, como a crise sanitária e a perda de direitos da classe trabalhadora, para então eleger um documento base com ações e um plano de luta para a gestão de quatro anos da Fetag-PI (Federações de Trabalhadores na Agricultura)”, expõe.

No terceiro dia do evento (quinta-feira), haverá a eleição da nova diretoria da Federação. A única chapa concorrente é encabeçada pelo atual secretário geral, Antônio José da Rocha Oliveira. “Temos uma chapa de unidade, construída com a participação de todos os polos sindicais das 15 regionais da Fetag-PI”, afirma.

O parlamentar Paulo Martins (PT) ressaltou a importância do encontro e elogiou o candidato à presidência. “Conheço Antônio José. É lutador, um trabalhador. E que ele possa lutar mais ainda para defender os trabalhadores rurais”, discursa.

PISO SALARIAL DOS PROFESSORES - O deputado estadual B. Sá (Progressistas) aproveitou o tempo de dois minutos na sessão plenária para informar que a prefeitura de Oeiras, no mês de janeiro, fez o pagamento dos professores dentro do novo piso nacional.

“Essa é uma demonstração do quanto a gestão municipal de Oeiras tem como prioridade a educação. É uma forma de motivar os professores e fazer com que a nossa educação continue sendo uma das melhores do Piauí”, conclui.

Iury Parente - Edição: Katya D'Angelles