Cinco deputados reassumem mandatos na Assembleia Legislativa

por paulo — publicado 31/03/2022 12h40, última modificação 09/02/2023 12h05
Fábio Novo, Fábio Xavier, Flávio Jr., Hélio Isaías e Jannaína Marques estavam licenciados.

A Assembleia Legislativa do Piauí passa a contar com mais cinco deputados do Partido dos Trabalhadores a partir desta quinta-feira (31). Fábio Novo, Fábio Xavier, Flávio Nogueira Júnior, Hélio Isaías e Jannaína Marques, que estavam licenciados, reassumem mandatos após deixarem as secretarias estaduais de Cultura, Cidades, Turismo, Transportes e Infraestrutura, respectivamente.

A legislação eleitoral permite que deputados concorram à reeleição sem necessidade de afastamento do mandato, mas obriga a desincompatibilização de cargos públicos, especialmente aqueles com função de chefia. Nesses casos, o prazo para desincompatibilização segue até sábado, dia 02 de abril, seis meses antes das eleições.

"Vamos continuar apresentando projetos de lei que venham em consonância com os anseios dos piauienses. Para isso, dialogamos constantemente com as comunidades e segmentos sociais. Na nossa atuação como deputados, deveremos continuar priorizando as áreas da saúde, educação, juventude, esporte, infraestrutura e inclusão", afirmou o deputado Flávio Nogueira Júnior.

O parlamentar adiantou que a composição das comissões técnicas da Assembleia Legislativa deve passar por uma reformulação com o retorno dos deputados. "Vamos dialogar com a Mesa Diretora e também com os demais parlamentares para verificar esses espaços", disse.

O deputado Fábio Xavier também destacou que buscará acomodação em comissões com as quais tem afinidade. "Vou solicitar à presidência que me inclua em uma das comissões que lidam com infraestrutura, porque eu gostaria de acompanhar todo o trabalho que eu desenvolvi durante da minha gestão na Secretaria das Cidades", pontuou.

O deputado Hélio Isaías também falou sobre o retorno à Casa. "Nos meus 20 anos de mandato, estive três vezes fora da Assembleia, como secretário do Trabalho e Empreendedorismo, Defesa Civil, e agora encerrando meu mandato como secretário dos Transportes. Nesse período de dez meses que vamos ficar aqui até a próxima eleição, vamos procurar apresentar boas propostas que ajudem o nosso estado do Piauí", declarou.

SUPLENTES - Na atual composição, deixam a Casa, os suplentes Cícero Magalhães (PT), Belê Medeiros (PP), Elisângela Moura (PCdoB), João de Deus (PT) e Paulo Martins (PT).

Até o momento, o único parlamentar que continua licenciado é o deputado Zé Santana (MDB), que ocupa o cargo de secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC). Assim, o deputado Ziza Carvalho (PT) permanece ocupando a vaga de deputado na condição de suplente.

Cristal Sá - Edição: Kattya D'Angelles