Campanha do setembro amarelo é lançada no Cine Teatro Alepi

por Katya D'Angelles publicado 01/09/2021 12h20, última modificação 01/09/2021 12h30
A Alepi tem tratado do tema através de projetos de lei. Os deputados Severo Eulálio (MDB), Gessivaldo Isaías (Republicanos) e Flávio Júnior (PDT) são autores de matérias que envolvem modelos de atendimento na rede de saúde estadual,
Campanha do setembro amarelo é lançada no Cine Teatro Alepi

Evento organizado pela FMS

O Cine Teatro da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) sediou nesta quarta-feira (01) o lançamento da campanha “De setembro a setembro sua vida importa”. A iniciativa da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) faz parte do Setembro Amarelo. Neste mês as medidas de prevenção ao suicídio são destacadas para que haja uma redução nos índices alarmantes que colocam a capital piauiense no primeiro lugar do Nordeste em falecimentos por esse motivo.

Os deputados Júlio Arcoverde (Progressistas), Lucy Soares (Progressistas) e Teresa Britto  (PV) estiveram presentes no Cine Teatro para reforçar o lançamento da campanha. Teresa Britto ressaltou que está à disposição da luta contra o suicídio desde que era vereadora de Teresina. Ela destacou que contribuiu para a estruturação da saúde mental teresinense por meio de projeto de lei e emenda quando era vereadora. Em discurso durante o evento, Lucy Soares também se colocou à disposição para contribuir na prevenção ao suicídio e melhoria das estruturas de saúde mental. Ela disse que os políticos devem fazer um pacto pela vida que inclua o combate aos crimes de ódio. Segundo a parlamentar, a difamação estimula militantes a replicarem comportamentos nocivos que influenciam até mesmo na desestruturação das famílias que atuam na vida política.

A Alepi tem tratado do tema através de projetos de lei. Os deputados, Severo Eulálio (MDB), Gessivaldo Isaías (Republicanos) e Flávio Júnior (PDT) são autores de matérias que envolvem modelos de atendimento na rede de saúde estadual, semanas de conscientização e inclusão da prevenção ao suicídio no plano pedagógico das escolas piauienses. Todos já foram sancionados pelo governador Wellington Dias. No evento, a gerente de saúde mental da FMS, Laryssa Carvalho, destacou a importância de a prevenção ao suicídio ser trabalhada durante todo o ano. "De acordo com as recomendações de várias instituições no assunto de prevenção ao suicídio pede-se que se trabalhe não só em setembro, mas em todos os meses do ano", falou a gerente.

Kesia Mesquita é fundadora da ONG Centro Débora Mesquita que tem como objetivo informar sobre sintomas, causas e tratamentos disponíveis dos transtornos psíquicos, atuando na prevenção e posvenção do suicídio. Como palestrante do evento dividiu sua experiência de perder uma familiar pelo problema e provocou sobre a necessidade de ampliar o acesso à informação relacionada ao tema. Estiveram presentes também o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa e o presidente da FMS Gilberto Albuquerque. O chefe do executivo municipal destacou que a sociedade vive um momento preocupante e que a mente é uma das principais partes do corpo e que deve receber tratamentos adequados.

Nicolas Barbosa Edição: Katya D’Angelles