Bispos Edivalter Andrade e Marcos Antônio Tavoni ganham cidadania piauiense

por paulo — publicado 08/11/2022 13h50, última modificação 08/11/2022 13h59
A Assembleia Legislativa concedeu títulos de cidadania piauiense ao bispo de Floriano, Dom Edivalter Andrade, e o bispo de Bom Jesus, Dom Marcos Antônio Tavoni, nesta terça-feira (8).
 Bispos Edivalter Andrade e Marcos Antônio Tavoni ganham cidadania piauiense

Entrega de título de cidadania na Alepi

Em sessão solene nesta terça-feira (8), a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) concedeu títulos de cidadão honorário piauiense ao bispo de Floriano, Dom Edivalter Andrade, e o bispo de Bom Jesus, Dom Marcos Antônio Tavoni.

"É um reconhecimento aos relevantes serviços prestados, notadamente à comunidade piauiense aos quais prestamos especiais cumprimentos e sentimentos de alegria e admiração por sua simplicidade, penitências e doação para com a construção de uma sociedade mais justa, mais igualitária e mais fraterna”, destacou a proponente das homenagens, deputada Teresa Britto (PV).

Diversas autoridades eclesiásticas e políticas estiveram no Plenário da Alepi. Entre elas o prefeito de Bom Jesus, Nestor Elvas, e o diretor-presidente da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), Décio Solano, que representou a governadora Regina Sousa. Além disso, uma grande caravana de fiéis de Bom Jesus compareceu à sessão solene.

Em seu discurso, Dom Edivalter Andrade afirmou que o título recebido era de toda a Diocese de Floriano e que, a partir de agora, sente-se ainda mais ligado ao povo piauiense e comprometido em levar palavras de esperança. O bispo da cidade do Centro-Sul do Piauí agradeceu a homenagem, mas lembrou que todo trabalho litúrgico é feito por amor.

Dom Marcos Antônio Tavoni também lembrou da sua Diocese e disse que o título era de todos os padres dos 21 municípios que compreendem a região. O líder eclesiástico reafirmou seu compromisso com os fiéis de colocar a Igreja Católica como protagonista da luta contra as dificuldades do sul do Piauí. Ele citou desafios em relação à geração de renda, aos conflitos agrários e saúde materna-infantil, mas também conquistas relacionadas à pavimentação, energia e melhoria da BR-135.

Nícolas Barbosa - Edição: Katya D'Angelles