Assembleia se prepara para receber Plano de Desenvolvimento do Piauí

por paulo — publicado 31/01/2023 13h45, última modificação 01/02/2023 14h30
O presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva (PT), anunciou que a Casa se prepara para receber mensagens do Executivo com várias propostas para o desenvolvimento do estado.
Assembleia se prepara para receber Plano de Desenvolvimento do Piauí

Presidente da Alepi, deputado Franzé Silva (PT)

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Franzé Silva (PT), afirmou que a Casa está se preparando para receber Mensagens do Executivo estadual com uma série de propostas que visam o desenvolvimento piauiense. Trata-se de ações que compõem o Plano de Desenvolvimento do Piauí, apresentado pelo governador Rafael Fonteles (PT) no dia 30 de janeiro, na Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi). Para a boa tramitação das proposições, também foi necessário acordo entre o Partido dos Trabalhadores e demais bancadas.

Franzé Silva destacou que houve um entendimento entre as três maiores bancadas do Legislativo - compostas por PT, MDB e oposição - para que a harmonia fosse construída e o Piauí pudesse se desenvolver sem tribulações. “A ideia é que a gente possa, a partir do dia 2 de fevereiro, com a leitura da mensagem do governador, que nós tenhamos um ambiente nessa casa que olhe para o Piauí com a preocupação de termos cada vez mais desenvolvimento”, disse.

A intenção é que o Plano de Desenvolvimento seja apresentado, pelo governador à bancada, no próximo sábado (4), para então as propostas serem enviadas à Alepi em forma de legislação. “Primeiro ele vai apresentar esse Plano de Desenvolvimento, que ele vai discutir com toda a bancada, ver qual é a forma mais rápida para a gente viabilizar esses investimentos. O foco é gerar emprego e renda, o foco é fazer com que o Piauí continue numa rota de crescimento”, afirmou.

ACORDO - Em entrevista concedida na manhã desta terça-feira (31), o deputado estadual Severo Eulálio (MDB) confirmou o acordo na Assembleia Legislativa para a eleição da Mesa Diretora da Casa para os dois biênios seguintes. Segundo o parlamentar, no primeiro biênio a presidência da Alepi será do Partido dos Trabalhadores, representado pelo deputado Franzé Silva, e o segundo biênio com o MDB.

“O primeiro biênio, de 2023 e 2024, a Assembleia ficará sob o comando do Partido dos Trabalhadores, e o segundo biênio, de 2025 a 2026, com o MDB. Esta é uma Casa de entendimento, de conversa, e assim o acordo foi selado”, afirmou Severo Eulálio. O parlamentar ainda informou que serão protocoladas ainda nesta terça-feira (31) as inscrições das duas chapas completas, para primeiro e segundo biênio.

Questionado sobre a participação do governador Rafael Fonteles nas discussões, Severo Eulálio esclareceu que o governador teve participação decisiva para o entendimento. “Na Assembleia, o Governo do Estado terá uma base de 22 parlamentares trabalhando para o bem do estado do Piauí”, finalizou.

CHAPAS - Pelo acordo anunciado nesta terça-feira, a composição da Mesa Diretora será a seguinte:

Para a eleição do biênio 2023-2025:
Franzé Silva - Presidente
Evaldo Gomes - 1° Vice-Presidente
Georgiano Neto - 2º Vice-Presidente
Gil Carlos - 3° Vice-Presidente
Bárbara Do Firmino - 4° Vice-Presidente
Marden Menezes - 1º Secretário
Dr. Hélio - 2º Secretário
Dr. Thalles Coelho - 3º Secretário
Hélio Isaías - 4º Secretário

Para a eleição do biênio 2025-2027: